A quantidade de vezes que a água do feijão que está de molho precisa ser trocada

Essa técnica é muito eficiente para acelerar o cozimento, além de facilitar a digestão

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
A quantidade de vezes que a água do feijão que está de molho precisa ser trocada
(Fonte: Reprodução/ Youtube/Amantes Da Cozinha & Ricardo Alvez)

O feijão é um prato muito comum na culinária brasileira. Além de ser bastante saboroso, essa leguminosa não só é uma excelente fonte de fibras e proteínas, mas também de nutrientes como ferro e potássio.

Outra curiosidade sobre o feijão, é que ele é o terceiro alimento mais consumido no Brasil. Entretanto, apesar de ser recorrente no cardápio, seu preparo pode dar um pouquinho de dor de cabeça, já que o tempo de cozimento pode ser um tanto quanto demorado.

Porém, pensando em facilitar o processo, é muito comum deixá-lo de molho e realizar a troca de água por algumas horas antes de cozinhar. Isso porque, esse processo diminui a quantidade de fiatos que são antinutrientes.

Outro ponto positivo em deixar o feijão de molho, está no fato de reduzir o tempo de cozimento. Além disso, facilita a digestão e minimiza a produção de gases que podem gerar um certo desconforto.

A quantidade de vezes que a água do feijão que está de molho precisa ser trocada

Para o feijão, o ideal é despejar a leguminosa em uma bacia e deixar as sementes submersas em água fria. Faça isso sempre respeitando a proporção de 3 partes de água para cada xícara do alimento.

Aqui, o ideal é que ele fique de molho por aproximadamente 12 horas. Entretanto, seis horas já é o suficiente para eliminar algumas das substâncias indesejadas.

Ah e não se esqueça! É importante substituir a água ao menos uma vez em meio a esse período.

Agora você deve estar se perguntando, qual o tempo ideal para o cozimento do feijão? Para ser direto, cozinhar 250 gramas, pode levar de 30 minutos a 1 hora. Mas é bom lembrar que esse tempo pode ser maior ou menor dependendo da panela que você usar.

Outro fator a ser levado em consideração, são os itens usados no preparo do caldo, como carnes e embutidos. Afinal, tudo isso influencia na hora de cozinhar.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade