6 jeitos de identificar a índole de uma pessoa e descobrir se ela é boa ou má
Alguns comportamentos podem revelar o verdadeiro caráter de alguém, basta observar
Embora pareça uma tarefa praticamente impossível, já que as pessoas mudam constantemente, existem formas fáceis de identificar a índole de um indivíduo.
Tanto na vida pessoal quanto na profissional, é provável que tenha alguém que te deixe com a pulga atrás da orelha em relação ao caráter dela.
Mas algumas maneiras, simples e eficazes, podem te ajudar a discernir uma pessoa boa de uma má, basta observar com atenção essas características.
6 jeitos de identificar a índole de uma pessoa e descobrir se ela é boa ou má
1. Agir por conveniência
Uma pessoa de caráter duvidoso tende a pensar apenas em si mesma e acaba agindo por conveniência, sempre pensando e agindo para alcançar os próprios objetivos.
Geralmente, esse indivíduo só se aproxima de alguém quando precisa de algo, e assim que consegue, apenas some sem deixar rastros.
2. Falar, mas não fazer
O primeiro passo para identificar a índole de alguém é prestar atenção nas promessas que ele faz, e caso tenha um histórico de descumpri-las, é melhor manter os olhos bem abertos.
Mesmo que a pessoa mude sua forma de pensar, a integridade é medida através de atitudes que condizem com suas palavras, e o fato de prometer e não cumprir pode dizer muito sobre alguém.
3. Tentar manipular o tempo todo
A manipulação em prol das próprias vontades é uma atitude extremamente tóxica, que embora não seja percebida facilmente, acontece bastante em pessoas de caráter duvidoso.
Seja em pequenas decisões do dia a dia, como “para onde vamos sair hoje”, a grandes acontecimentos que podem prejudicar alguém diretamente.
4. Jogar a culpa em algo ou alguém
Assumir e reconhecer os próprios erros é um ato de hombridade, que torna capaz de identificar a índole de qualquer ser humano, mas, quando a pessoa só sabe “terceirizar” os deslizes, há algo de errado aí.
É como se ela fosse perfeita e nunca errasse, já que tem o costume de jogar a culpa pra cima de tudo e todos, na tentativa de manter uma imagem positiva, mas na verdade ela só quer correr das responsabilidades.
5. Falta de empatia
A empatia é um sentimento essencial em pessoas consideradas boas, afinal, elas entendem e se colocam no lugar dos demais, habilidade que os seres de índole duvidosa não possuem.
Observar a capacidade de empatia de alguém é fundamental para identificar o quão boa ou quão egocêntrica uma pessoa pode ser.
6. Dizer mentiras
Por fim, se você conhece alguém que já tem um histórico ruim ligado a mentiras, é provável que ela tenha um caráter não muito bom.
Afinal, a mentira pode trazer consequências ruins para qualquer tipo de relação, além de ser uma prova da falta de confiança e toxicidade de alguém.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!