6 ditados populares que muita gente diz sem saber que está falando errado

Populares e transmitidos de geração em geração, interrompa esse ciclo de falas erradas e reproduza o adequado

Magno Oliver Magno Oliver -
6 ditados populares que muita gente diz sem saber que está falando errado
(Foto: Ilustração/Pexels)

Os ditados populares são conhecidos pelo povo como frases ditas por autores desconhecidos baseadas no senso comum e que se perpetuam de geração em geração.

Assim, até mesmo uma fala errada de um ditado popular pode gerar uma compreensão completamente diferente do seu real significado.

Então, pensando nisso, separamos alguns bem conhecidos para você não errar mais:

6 ditados populares que muita gente diz sem saber que está falando errado

1. “Quem não tem cão, caça com o gato” – Correto: “quem não tem cão, caça como gato”

Esse primeiro ditado, com certeza, você já ouviu falar alguma vez na sua vida. O correto da pronúncia e escrita do ditado é: “quem não tem cão, caça como gato”. Isso quer dizer que, na falta da ferramenta ideal para atingir seu objetivo, vai o que você tem mesmo e está tudo bem.

2. “São ossos do ofício” – Correto: “São ócios do ofício.”

Outra queridinha do dito popular, “são ossos do ofício”. Ela costuma indicar que um trabalho muito difícil ou complexo tem seus benefícios e consequências.

Dessa forma, quer lembrar que toda profissão tem suas complicações e lados bons ou ruins. São ócios dentro de um trabalho que geram várias consequências boas ou ruins.

3. “Quem tem a mente vazia, está na oficina do diabo” – Correto: “Mente vazia, oficina do diabo”

Esse dito você com toda certeza já ouviu, reproduziu e ele deve ter vindo, principalmente, de pessoas mais velhas. Ele fala sobre não ocupar a mente com algo ruim e acabar perdendo tempo demais pensando em coisas que não devia.

Remete ao clássico do cinema em que uma suposta aparição do diabo pousa em seu ombro e orienta a fazer coisas ruins.

4. “Quem tem boca vaia Roma” – Correto: “Quem tem boca vai à Roma.”

Não tem a ver com vaiar Roma, não é nada disso. Muita gente confunde e usa o termo como vaia. No entanto, na verdade, o significado é de que se você tem boca, você se comunica bem e vai para qualquer lugar.

6. “Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão” – Correto: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.”

Originalmente, esse ditado veio da frase “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão” e as tradições orais fizeram adaptações e confusões com o sentido dela. Assim, é sobre o processo de crescimento da batata que espalha a rama pelo solo para crescer e florescer.

6. “Nem tudo que reduz é ouro” – Correto: “Nem tudo que reluz, é ouro”

Por fim, essa é bem profunda e atinge várias camadas de significado.

Esse ditado se refere a pessoas, momentos e situações em que alguém se acha demais e julgam que as aparências valem mais que a beleza e valor interior. A expressão vem como um alerta para a importância de se conhecer melhor antes de analisar alguém por fora.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.