6 segredos que os caixas de farmácia guardam a sete chaves

Alguns segredinhos do estabelecimento podem fazer você comprar mais sem perceber

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Segredos que os atendentes da farmácia escondem
(Foto: Ilustração/Pexels/Anna Tarazevich)

Ir à farmácia é uma atividade relativamente comum na vida de qualquer pessoa, mas muitos não sabem que existem alguns segredinhos no estabelecimento.

Os atendentes, geralmente simpáticos e atenciosos, escondem alguns truques e estratégias que, embora passem despercebidos, podem potencializar as vendas.

Das posições dos produtos às perguntas inofensivas, esse lado oculto do estabelecimento pode estar fazendo você consumir mais sem que perceba.

6 segredos que os caixas de farmácia guardam a sete chaves

1. Posição estratégica da balança

Quem nunca foi a uma farmácia apenas para dar uma conferida no peso, mas acabou comprando alguma coisinha que estava precisando, não é mesmo?

A posição em que a balança é colocada dentro da loja pode ser o motivo para tal compra impulsiva, pois, por mais que você não precise, é comum sentir desejo por algum produto ao vê-lo.

2. Remédios no fundo do estabelecimento

Alguma vez você já reparou que os medicamentos geralmente ficam em prateleiras no fundo da loja, atrás dos atendentes?

Isso acontece para forçar você a andar por todo o estabelecimento, aumentando as chances de te fazer comprar outros produtos.

3. Produtinhos no caixa

Na maioria dos caixas das drogarias, existem diversos produtos variados, como hidratantes labiais, barrinhas de cereal e balinhas, que estão posicionados estrategicamente.

Por exemplo, ninguém vai a uma farmácia para comprar chicletes, mas quando se está no caixa, você acaba levando um apenas para carregar na bolsa.

4. Os atendentes te oferecem mais do que você realmente precisa

Essa é uma estratégia comum entre os melhores vendedores, que gostam de oferecer outras opções além daquilo que estamos buscando.

Por exemplo, você pede um remédio para gripe, e o atendente, além do medicamento, te oferece uma vitamina C e um descongestionante nasal.

5. Os atendentes sempre vão te oferecer os produtos mais caros

Além do salário base, os funcionários geralmente ganham comissões pelas vendas e, por isso, tendem a indicar os medicamentos mais caros.

E muitas vezes, mesmo sabendo que existem versões mais baratas, acabamos comprando os remédios mais caros devido à indicação.

6. Alto conhecimento sobre os medicamentos

Por fim, mesmo não sendo farmacêuticos, os melhores atendentes conhecem profundamente os medicamentos.

Isso inclui o intervalo de tempo para consumo, principais efeitos colaterais e até mesmo outras opções de remédios com o mesmo efeito.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.