Conheça as terras raras descobertas em Goiás e que atraíram investimento de 2,8 bilhões
Relatório confeccionado por multinacional aponta presença de 298 milhões de toneladas do produto


Cravado em uma das regiões mais carentes de Goiás, a Noroeste, o município de Nova Roma já vislumbra passar por uma transformação de alto impacto nos próximos anos. A perspectiva é de que a cidade, de pouco mais de 3 mil habitantes conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – receba investimento da casa de R$ 2, 8 bilhões.
O aporte foi anunciado pela multinacional Aclara Resources, que assinou o protocolo de intenções com o Governo de Goiás, para explorar e beneficiar o elemento de ‘terras raras’.
O minério é importante para utilização em motores de veículos elétricos e turbinas eólicas – pontos-chave para a guinada de transição energética global. Para se ter ideia, o relatório da empresa revela a descoberta de 298 milhões de toneladas do produto.
A expectativa é que, ao longo da instalação do projeto e da exploração do minério, 5,7 mil novos empregos sejam gerados. Ou seja, superior ao número de habitantes atualmente.
Para além da unidade mineral, o secretário de Indústria e Comércio do estado, Joel Sant’Anna, ressalta sobre a necessidade de implementação de outros serviços para ‘receber’ a multinacional, como postos de combustíveis, supermercados e prestadores de serviço em geral.