INSS anuncia que donas de casa devem receber pagamento da aposentadoria; veja o valor

Para ter acesso, elas devem seguir uma série de regras

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Aviso para todos que têm o aplicativo Meu INSS baixado no celular donas de casa
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe um anúncio que promete beneficiar as donas de casa, que dedicam a vida aos cuidados do lar, um trabalho que não costuma ser remunerado. Conforme o anúncio do órgão, aquelas que atuam nessa categoria devem receber pagamento da aposentadoria.

Para ter acesso, é necessário que as mulheres contribuam de forma regular com a Previdência Social.

INSS anuncia que donas de casa devem receber pagamento da aposentadoria; veja o valor

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para ter direito à aposentadoria, a dona de casa precisa contribuir mensalmente para o INSS, sendo que esse pagamento é feito de forma voluntária.

Para isso, ela deve realizar o pagamento de um carnê, que pode ser adquirido em bancas de jornais, papelarias ou solicitado em uma agência da Previdência Social. Outra opção é solicitar o carnê por meio do aplicativo ou site do Meu INSS.

Ao efetuar o pagamento mensal, a dona de casa se tornará segurada do INSS. O valor do pagamento varia de acordo com o salário mínimo vigente, permitindo que ela tenha acesso a benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

Além disso, após um período de contribuição, ela poderá se aposentar, com o valor da aposentadoria variando conforme as contribuições realizadas ao longo da vida.

No entanto, o mínimo da aposentadoria corresponde ao valor do salário mínimo vigente, que em 2024 é de R$ 1.412, e no próximo ano será reajustado para R$ 1.509, garantindo um importante aumento para os beneficiários.

Se gostou desse conteúdo, leia também:

Advogada lista 5 benefícios que o INSS não pode cortar (muitos aposentados e pensionistas não sabem)

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.