Goiás passa a ser o segundo maior produtor de pequi do país; veja cidades destaques

Fruto do estado é, inclusive, patrimônio natural, ambiental e cultural do Brasil

Davi Galvão Davi Galvão -
Pequi sem espinho
Pequi. (Foto: Divulgação/ Nivaldo Ferr/Brunno Falcão)

Seja no almoço em família, nos restaurantes mais tradicionais ou mesmo para aquelas receitas típicas de “Goiás”, o pequi, nativo do estado, conseguiu se entrelaçar com a história goiana. Tão é verdade que a produção do fruto em Goiás passou, em 2023, a ser a segunda maior do país, conforme dados do IBGE.

Com uma extração de 3,7 mil toneladas no ano passado, o estado ficou atrás apenas de Minas Gerais, que registrou 39, 6 mil toneladas.

Em Goiás, os municípios que carregam nas costas a honra e responsabilidade de terem as maiores produções foram Sítio d’Abadia (989 toneladas), Damianópolis (599 toneladas), Mambaí (385 toneladas), Santa Terezinha de Goiás (380 toneladas), Campos Verdes (170 toneladas) e Crixás (150 toneladas).

O fruto também vem em muitos nomes: amêndoa-de-espinho, piquiá, piquiá-bravo, pequerim, grão-de-cavalo e suari. Seja a nomenclatura qual for, é inegável a importância do pequi para Goiás.

Tanto é que o pequi do estado foi declarado patrimônio natural, ambiental e cultural do Brasil. Não é à toa que, no texto da proposta, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), as palavras escolhidas tenham sido claras quanto ao valor que o alimento carrega: “O pequi simboliza não só história de Goiás, mas a história da cozinha do Brasil”

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade