Conheça história do homem responsável pela fundação de Goiânia
Político foi um dos nomes mais importantes de Goiás, e hoje dá nome à diversos pontos do estado

Quem vê Goiânia como uma cidade planejada, com arquitetura art déco e diversos monumentos turísticos, nem imagina que esse local foi milimetricamente idealizado por uma pessoa em especial: Pedro Ludovico, o responsável pela fundação da capital goiana.
Na época em que comandava o estado de Goyaz, Pedro Ludovico moldou o município para que se tornasse uma potência econômica e arquitetônica da região.

Praça Cívica, em Goiânia. (Foto: Reprodução/IBGE)
Nascido em 29 de abril de 1883, no município de Goiás, ele se destacou como advogado e jornalista, se transformando em uma figura central na política local, logo após a Proclamação da República.
Durante o período em que esteve à frente do Governo Estadual, no início da década de 1930, promoveu reformas nas áreas de saúde, educação e transporte. Dentre esses avanços, o goiano promoveu a criação de faculdades, que mais tarde culminariam na Universidade Federal de Goiás (UFG), promulgada pelo presidente Juscelino Kubitschek.
Carreira
Esse ato ocorreu durante o período em que Pedro Ludovico assumiu o cargo de senador, onde continuou a defender os interesses de Goiás. No Senado, se destacou na luta pela autonomia do estado e na busca de recursos federais para o desenvolvimento local.

Pedro Ludovico Teixeira foi senador e governador de Goiás. (Foto: Reprodução)
Entre as idas e vindas entre o Governo de Goiás e o Senado, a carreira política de Pedro Ludovico chegou ao fim em 1969, após ser cassado pelo Ato Institucional nº 5, durante a ditadura militar.
Dez anos após esse episódio, em 1979, aos 88 anos de idade, Pedro Ludovico se manifestou publicamente pela abertura democrática e pediu pela anistia no Brasil.
Leia também
- Horário de verão vai voltar em Goiás? Veja o que diz o Governo Federal
- MPGO é contra o fechamento do Centro Pop, proposto pela Prefeitura de Anápolis
- Mesmo com onda de calor, meteorologia indica que Goiás pode ter pancadas de chuva; saiba onde
- Família recebe pista que pode indicar paradeiro de jovem advogado desaparecido em Goiânia
Despedida
Ainda naquele ano, no dia 16 de agosto, ele faleceu em decorrência de uma depressão, que se agravou após a morte da esposa, Gercina Borges Teixeira, em 1976.

Pedro Ludovico e a esposa, Gercina Borges. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
O casal teve seis filhos, sendo o último Goiânio Borges Teixeira, que foi nomeado em homenagem à capital de Goiás.
Hoje, mais de 141 anos após o nascimento, Pedro Ludovico é homenageado em diversas partes do estado, com um bairro nomeado em tributo a ele, em Goiânia, e uma escola municipal em Anápolis, também de forma póstuma. Além de claro, o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, onde funciona a sede administrativa do Governo Estadual.