Goiás Esporte Clube é condenado a pagar indenização para torcedora atingida por spray de pimenta

Jovem, que tem asma, foi vitimada em 2023, após uma confusão de torcidas na final do Campeonato Goiano

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Estádio da Serrinha, em Goiânia. (Foto: Divulgação / Goiás Esporte Clube).
Estádio da Serrinha, em Goiânia. (Foto: Divulgação / Goiás Esporte Clube).

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) condenou o Goiás Esporte Clube e a Federação Goiana de Futebol (FGF) a indenizar em R$ 15 mil uma torcedora que foi atingida por spray de pimenta durante uma ação da Polícia Militar (PM) na final do Campeonato Goiano de 2023.

A decisão da 9ª Câmara Cível manteve a sentença de primeiro grau, dada pelo juiz da 9ª Vara Cível de Goiânia, Abilio Wolney Aires Neto, conforme apontou o portal especializado Rota Jurídica.

Nesta instância, a desembargadora Camila Nina Erbetta Nascimento relembrou que os organizadores de eventos esportivos – neste caso o Goiás, visto que a partida acontecia no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) – têm o dever de garantir a segurança dos torcedores, o que não ocorreu no caso em questão.

Segundo a relatora, por mais que a ação tenha partido dos policiais para conter a hostilidade dos manifestantes, era de responsabilidade do clube e da federação prever a situação.

Após ser atingida pelo spray de pimenta, a vítima, que possui asma, teria ficado com muita falta de ar, tendo uma crise de ansiedade em seguida, o que causou desmaios consecutivos, levando ela a ir em um hospital com suporte de oxigênio.

Diante disso, os denunciados foram condenados a pagar uma indenização no valor de R$ 15 mil, a título de danos morais, sob a alegação de falha na prestação do serviço, indo contra os termos do Código de Defesa do Consumidor e da Lei Geral do Esporte.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade