Greve de transporte gera caos na Argentina, e Milei acirra confronto com sindicatos
Modais afetados incluem trem, metrô, ônibus, táxis e até mesmo portos e aviões
Os principais sindicatos de transporte da Argentina iniciaram uma greve de 24 horas à meia-noite desta quarta-feira (30), deixando parte da nação parada. Mais de um milhão de passageiros do transporte público foram afetados. Os manifestantes protestam contra uma série de medidas de austeridade do presidente Javier Milei.
Desde a madrugada, a capital, Buenos Aires, é palco de engarrafamentos, filas nas estações de metrô e ônibus lotados, de acordo com a imprensa local. Os modais afetados incluem trem, metrô, ônibus, táxis e até mesmo portos e aviões. Sindicatos de educação também aderiram exigindo orçamentos maiores para as universidades.
Segundo o jornal La Nacion, cinco dos oito sindicatos mais importantes do setor aéreo pararam, impactando cerca de 27 mil pessoas e deixando aeroportos desertos. As entidades protestam contra os planos de Milei de privatizar a companhia aérea estatal Aerolineas Argentinas, que reduziu seu quadro de funcionários nos últimos meses.
A adesão dos 12 sindicatos dos trabalhadores de portos, por sua vez, afetou o comércio exterior. Em Rosário, a greve estava bloqueando o porto de grãos -a Argentina é o maior exportador mundial de farelo de soja e um importante fornecedor de milho e trigo.
“O sindicato responsável por amarrar e desamarrar barcos não está permitindo que eles atraquem ou partam”, disse o chefe da Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas, Guillermo Wade, à agência de notícias Reuters. “O restante do porto está funcionando normalmente, carregando navios e descarregando caminhões.”
O caos deve continuar, em partes, nesta quinta-feira (31), quando o sindicato que representa os trabalhadores de ônibus e bondes decidiu protestar -o governo tenta desarticular a paralisação em uma reunião marcada para esta quarta. Esse tipo de transporte, no entanto, já é afetado em menor grau nesta quarta devido a rachas internos.
O movimento teve pouco impacto no comércio e na indústria, diferentemente do que ocorreu na greve geral de maio, quando instituições educacionais, financeiras e comerciais pararam em todo o país. Na província de Santa Fé, por exemplo, o movimento era quase normal, segundo relatos na imprensa -ali, o sindicato de trabalhadores do transporte coletivo local decidiu não parar.
Os trabalhadores protestam contra uma série de demissões em agências públicas e exigem salários mais altos. O governo Milei, que tenta emplacar sua agenda ultraliberal após uma gestão peronista, confrontou os sindicatos.
“Os sindicalistas não te deixam trabalhar. Por uma medida dos sindicalistas Moyano e Biró para proteger seus privilégios, nesta quarta não haverá serviço de transporte. Se te obrigarem a parar, ligue para o 134”, lia-se em uma tela da estação de trem Moreno, na região metropolitana de Buenos Aires.
O recado faz referência a Hugo Moyano, secretário-geral do Sindicato dos Caminhoneiros de Buenos Aires, e Pablo Biró, secretário-geral da Associação de Pilotos de Linhas Aéreas. A mesma mensagem foi enviada aos argentinos pelo MiArgentina, aplicativo oficial para facilitar serviços do Estado aos cidadãos.
Anteriormente, o app já havia sido usado para mensagens políticas -no próprio governo Milei, mas também no de seu antecessor, Alberto Fernández. Após a derrota nas primárias argentinas, em 2021, usuários da ferramenta receberam uma notificação que reproduzia um discurso do peronista.
O porta-voz do governo, Manuel Adorni, se pronunciou sobre a greve na rede social X, com uma publicação irônica: “Boa jornada de trabalho a todos”. “As pessoas só não trabalham se forem obrigadas a não fazê-lo, e só conseguem isso impedindo-as de chegar aos seus locais de trabalho”, continuou.
O secretário de Transporte de Milei, Franco Mogetta, afirmou que o movimento é da casta -termo usado pelo presidente para se referir aos políticos argentinos que vieram antes dele. “Biró e Moyano são os maiores privilegiados da casta sindical. Falam de soberania, de justiça social, de liberdade sindical e direito à greve, e, para reivindicar uma greve, fazem uma greve”, afirmou.
Em entrevista à emissora Todo Noticias, Omar Maturano secretário-geral do sindicato La Fraternidad, que reúne condutores de trem, negou que o protesto fosse puramente político.
“É uma greve contra a economia que este governo está implementando e que mentiu para o povo. Iriam contra a casta política, e colocaram uma grande quantidade de ‘ñoquis’ nos trens, que ganham mais do que um gerente e não sabem nada de nada”, disse ele. O termo utilizado por Maturano designa funcionários públicos ociosos na Argentina contra os quais Milei dizia estar lutando ao fazer demissões em massa de servidores.
O sindicalista disse ainda não ser contra a privatização do transporte ferroviário, inclusa no projeto do presidente de diminuir ao máximo o Estado argentino. “O trem tem subsídio e tarifa social. Se for privatizado, a passagem irá para cerca de 1500 mangos (R$ 8,67). Me diga que trabalhador poderá pagar. Aí não vamos precisar fazer greve, porque não haverá pessoas que nos peguem”, afirmou.