Não é com cotonete, nem com cotovelo: médico mostra a melhor maneira de limpar o ouvido
Existe uma técnica apropriada que não irá prejudicar a sua audição
Quando o assunto é higiene dos ouvidos, muita gente automaticamente pensa no cotonete.
Mas será que ele é realmente a melhor escolha? A resposta pode te surpreender: especialistas não recomendam o uso de cotonetes para limpar os ouvidos.
Isso mesmo! Apesar de ser um hábito comum, ele pode trazer mais riscos do que benefícios.
Não é com cotonete, nem com cotovelo: médico mostra a melhor maneira de limpar o ouvido
Para começar, o ouvido tem um sistema natural de limpeza. A cera, também chamada de cerúmen, é produzida para proteger o canal auditivo contra poeira, micro-organismos e até evita que o canal fique ressecado.
O mais interessante é que o ouvido é, de certa forma, “auto limpante”. O movimento natural da mandíbula — como ao falar ou mastigar — ajuda a empurrar a cera para fora, onde ela seca e pode ser facilmente removida.
Por outro lado, o uso de cotonetes pode atrapalhar esse processo.
Ao invés de retirar a cera, muitas vezes o cotonete a empurra ainda mais para dentro do canal auditivo, aumentando o risco de obstruções e até infecções. Sem contar que o canal auditivo é sensível e pode ser lesionado com o uso inadequado.
Então, qual é a forma certa de limpar os ouvidos?
A dica dos médicos é simples: use uma toalha ou uma gaze levemente umedecida para limpar apenas a parte externa do ouvido, até onde o dedo alcança.
Nada de forçar ou tentar ir mais fundo no canal auditivo.
Essa prática é suficiente para manter a higiene sem prejudicar a saúde.
Quem demonstra essa técnica é o médico otorrinolaringologista, Dr. Luciano Moreira.
Em um vídeo publicado em seu Instagram, o especialista demostra e explica a maneira certa de limpar o ouvido sem prejudicar a sua audição.
Assista o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real na rede social!