6 situações em que você pode faltar ao trabalho sem perder o salário

Condições asseguram ao trabalhador o direito de se ausentar do trabalho sem sofrer prejuízos financeiros

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Indústria cria menos vagas de trabalho, mas paga salários mais altos 6 situações em que você pode faltar ao trabalho sem perder o salário CLT
(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Quando se trata de trabalho, algumas situações podem causar questionamentos na cabeça dos funcionários. Uma delas diz respeito as razões que fazem um funcionário faltar ao trabalho, mas sem perder o salário.

Isso porque existem algumas situações que asseguram ao trabalhador o direito de se ausentar do trabalho sem sofrer prejuízos financeiros, garantindo sua proteção nas mais diversas circunstâncias.

6 situações em que você pode faltar ao trabalho sem perder o salário

1. Doença

Quando o trabalhador está doente e apresenta atestado médico, ele tem o direito de se ausentar do trabalho sem prejuízo de seu salário. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante que, em casos de doenças, o empregado pode faltar por até 15 dias sem perder a remuneração. Se a ausência ultrapassar esse período, o INSS assume o pagamento, desde que o trabalhador tenha contribuído para a Previdência Social.

2. Licença-maternidade

Outra situação é em caso de licença-maternidade, direito garantido às mulheres gestantes. Com duração de 120 dias, a funcionária não trabalha e recebe seu salário integral, sem qualquer prejuízo. Em alguns casos, a empresa pode estender o benefício por mais tempo, dependendo de acordos ou convenções coletivas.

3. Licença-paternidade

O direito à licença-paternidade é garantido por lei e concede ao pai um período de afastamento remunerado de 5 dias após o nascimento de seu filho.

4. Faltas justificadas

Há também as faltas justificadas, em que o trabalhador pode se ausentar sem prejuízo de salário. Entre elas estão falecimentos de familiares próximos, como cônjuge, pais, filhos, irmãos e avós (geralmente 2 a 3 dias de ausência), casamento (3 dias de falta) e alistamento militar obrigatório.

5. Afastamento por acidente de trabalho

Se o empregado sofrer um acidente de trabalho, ele tem direito a receber o salário integral, desde o primeiro dia de afastamento, sem qualquer desconto. O benefício é pago até que o trabalhador se recupere ou seja aposentado por invalidez. A empresa deve informar o acidente ao INSS para que o pagamento da aposentadoria por incapacidade temporária (auxílio-doença acidentário) seja processado.

6. Faltas para acompanhar filhos menores

Por fim, a CLT também prevê o direito de faltar ao trabalho para acompanhar filhos menores em consultas médicas, até dois dias por ano.

Se gostou desse conteúdo, leia também:

Advogada faz alerta para quem anda de avião com frequência no Brasil

Mulher ganha R$ 300 após descobrir que estava ficando com homem casado

Advogada revela qual o melhor dia da semana que quem quer sair da empresa deve pedir demissão

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.