Após as fortes chuvas que vem assolando Goiânia ao longo dos últimos dias, a Prefeitura de Goiânia criou, nesta quarta-feira (15), um gabinete de crise para enfrentar as mudanças climáticas e mitigar os danos causados pelas tempestades.
A diretiva funcionará próximo ao Estádio Serra Dourada, com estrutura para monitorar o clima e agir rapidamente em emergências, especialmente nas próximas duas semanas, quando há previsão de chuvas intensas.
O prefeito Sandro Mabel (UB) destacou que o gabinete foi uma decisão conjunta com o governador Ronaldo Caiado (UB) e envolve diversos órgãos, incluindo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
“Estamos formando um plano para agir rapidamente onde houver problemas graves”, afirmou, citando a Marginal Botafogo como ponto crítico devido a frequentes alagamentos.
Córrego Botafogo transborda e deixa Marginal completamente alagada, em Goiânia. (Foto: Reprodução)
Para reforçar a detecção de chuvas, a prefeitura afirmou que investirá em novos pluviômetros. Mabel ressaltou os resultados positivos das ações conjuntas e enfatizou que a prioridade é evitar perdas de vidas, humanas e animais.
O prefeito também fez um apelo à população para que evite sair durante as chuvas e que se proteja em locais seguros.
“A chuva vem rapidamente e logo também abaixa. Somente no período da chuva é quando as pessoas não podem sair. Se vir rua com água acima do meio-fio, não passe, não desça do carro, pode ter uma boca de lobo aberta. Não passe com carro, de moto, a pé, pare o carro, fique em casa, fique na casa de um amigo, não se arrisque nesse período”, clamou.
Ele também à Secretaria de Comunicação que intensifique os alertas aos cidadãos, utilizando rádios para transmitir informações em tempo real.
Por fim, o chefe do Executivo municipal anunciou planos de investimento em drenagem, com estudos para modernizar a infraestrutura da cidade, incluindo a criação de lagoas de contenção e melhorias nos córregos, como o Botafogo. Ele planeja discutir essas propostas com a UFG, que trabalha no Plano de Drenagem Urbana.