Conheça a história do fusca cor-de-rosa que chama atenção pelas ruas de Goiânia: “um sonho realizado”
"Penélope Charmosa" já venceu prêmios Brasil a fora e foi a inspiração para evento sobre carros antigos
“Um sonho de vida”. Assim, Zildinha Capeleti, de 51 anos, define o amor que sente por Penélope Charmosa, um Fusca nada discreto que ela dirige com orgulho pelas ruas de Goiânia. Segundo ela, o veículo, que celebra o Dia do Fusca em 21 de janeiro, vai além de um meio de transporte — se tornando uma realização pessoal.
Ao Portal 6, a costureira explicou que o modelo de 1978 a acompanha desde 2017. A história começou quando Renato Capeleti, então namorado da costureira e hoje marido, ajudou a transformar um sonho distante em realidade.
“Meu marido cresceu dentro de um Fusca. A mãe dele conta que foi para a maternidade dentro de um, enquanto eu só conheci esse carro quando tinha 19 anos. Quando vi um pela primeira vez, já sabia que era um sonho”, relembra ela, em entrevista a reportagem.
Pouco tempo depois, o casal adquiriu o primeiro Fusca de Zildinha, um modelo totalmente cor-de-rosa, que aos poucos ganhou toques pessoais. Hoje, Penélope Charmosa chama atenção com decoração repleta de corações, adesivos e até cílios nada discretos no farol.
“Às vezes me perguntam: ‘Por que rosa? Por que cílios?’ É simples: porque eu gosto de ser diferente! Meu Fusca não é copiado, ele nasceu do meu coração”, conta, apaixonada.
“Hoje tenho um sonho realizado, eu sou feliz andando de Fusca. Eu sou feliz quando dirijo a Penélope Charmosa, porque onde eu passo, todas as pessoas me veem. Quando saio com o carro normal, ninguém sabe quem eu sou. Sou somente mais uma na multidão, mas quando saio com a Penélope, eu faço a diferença no trânsito: cada curva é um flash, um vídeo”, completou.
Além da beleza e dos olhares atentos, Penélope não se limita apenas a um ‘para-choque bonitinho’, mas vem garantindo vitórias para a motorista por onde passa.
Uma destas ocorreu em 2019, quando Zildinha, em parceria com o automóvel, venceu o prêmio de “Carro Antigo que percorreu a Maior Distância”, ao sair de Goiânia para Pomerode (SC), dirigindo por mais de 1.464,4 km.
Percorrendo Santa Catarina (SC) e o Rio Grande do Sul (RS), o Fusca cor-de-rosa não se limitou ao Sul do país, mas também já deu as caras em rodovias de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) e várias outras localidades Brasil afora.
“É um carro destaque. À noite ela [Penélope] fica toda cor-de-rosa por dentro. Os olhos azuis dela brilham, ela fica toda linda, independe se é durante o dia ou à noite. Chama atenção por onde passa”, pontuou.
Não bastasse o reconhecimento, hoje, Zildinha e o marido Renato Capeleti presidem a Associação de Proprietários de Carros Antigos (Apcar), o qual ela definiu como “um sonho realizado”.
“Quando eu vejo que a Apcar tem um movimento tão grande, um evento nessa proporção, eu me sinto feliz, eu me sinto realizada, me sinto lisonjeada, porque tudo isso começou por causa do meu sonho, meu sonho de ter um Fusca, porque eu não abri mão dos meus sonhos”, agradeceu.
Hoje, a Confraria dos Antigos — como é nomeado o evento — chega à 7ª edição, contando com vários modelos e marcas de veículos. As exposições ocorrem no Passeio das Águas Shopping, mas, em meio a tantos automóveis, um chama mais atenção: Penélope Charmosa.
“Quando fala de Penélope Charmosa, fala da Zildinha. Nós duas somos uma parceria que deu certo, é uma parceria que dá certo todos os dias”, finalizou.