Idas a “velórios” com avião do Governo de Goiás rendeu nova condenação contra Marconi Perillo

Valor da multa ao ex-governador, no entanto, é baixo e ainda assim cabe recurso

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Idas a “velórios” com avião do Governo de Goiás rendeu nova condenação contra Marconi Perillo
Marconi Perillo comandou Goiás por quatro mandatos. (Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

O ex-governador de Goiás e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, foi condenado por improbidade administrativa por ter simulado idas a “velórios” durante o pleito eleitoral de 2006, quando concorria à reeleição pelo Governo do Estado.

A decisão é recente e foi emitida pelo juiz Rodrigo Rodrigues de Oliveira e Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual. Ele determinou que o tucano ressarça os cofres públicos em R$ 9,1 mil – valor um tanto quanto irrisório.

Além dele, Sebastião Vaz da Silva, à época chefe do Gabinete Militar, também foi condenado e deverá devolver R$ 3,9 mil ao Estado. Ele foi apontado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) como responsável por permitir que o então candidato utilizasse aeronaves pertencentes ao Estado de Goiás para fins particulares.

Como agia

Conforme apontado no processo, Marconi utilizava os veículos para ir a “velórios de interesse público”, quando, na verdade, realizava viagens para tratar de assuntos sobre as eleições.

Os deslocamentos foram feitos para cidades fora de Goiás, como Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT) e Brasília (DF), as quais estavam vinculadas a encontros partidários durante o período eleitoral.

O magistrado apontou que a prática se caracterizou como desvio de finalidade e causou prejuízo ao Estado, uma vez que o então chefe do Executivo Estadual mentiu sobre os fins das viagens.

Por, o juiz desconsiderou na sentença as demais sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, porque elas foram consideradas prescritas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade