Mães de bebês que nascerem sem vida terão leitos reservados e apoio psicológico em Goiânia

Projeto é da vereadora Aava Santiago e foi promulgada pelo presidente da Câmara, Romário Policarpo

Pedro Hara Pedro Hara -
Mães de bebês que nascerem sem vida terão leitos reservados e apoio psicológico em Goiânia
Projeto foi proposto pela vereadora Aava Santiago. (Foto: Gustavo Mendes/Câmara de Goiânia)

Proposta pela vereadora Aava Santiago (PSDB), a lei que determina que unidades da rede pública e privada de saúde ofereçam leitos separados para mães de natimorto e para aquelas diagnosticadas com óbito fetal foi promulgada pelo presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD).

Além de assegurar um local reservado a essas mães, a legislação prevê o direito a um acompanhante durante o período de internação e acompanhamento psicológico, caso necessário.

“Precisamos trabalhar a empatia e a solidariedade em relação a essas mulheres que, nesse momento profundamente traumático da perda de seus bebês, permanecem internadas nos mesmos quartos que mães com seus recém-nascidos. As unidades de saúde devem adotar medidas simples para evitar o agravamento dos danos emocionais das pacientes. Essa lei é para que a gente trate a vida das mulheres a partir de suas histórias e de seus sentimentos, e não apenas como estatísticas”, justifica Aava Santiago.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade