Papa Francisco apresenta ‘leve melhora’ e tem noite tranquila, diz Vaticano
Essa é a quarta internação do papa desde que assumiu o pontificado, em 2013


ROBSON SANTOS
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O papa Francisco teve uma “noite tranquila” e já “levantou-se”, informou o Vaticano na manhã desta quinta-feira (20). Ele está internado por causa de uma infecção nas vias respiratórias. Na terça-feira (18), uma tomografia revelou uma pneumonia bilateral.
Francisco apresentou condições clínicas “estáveis” com “uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios” dos exames de sangue avaliados pela equipe médica, segundo o boletim desta quarta-feira (19) a noite. Ele leu jornais pela manhã e realizou atividades de trabalho no hospital Gemelli, em Roma, na Itália.
Papa aproveitou a tarde para se reunir com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Eles conversaram de forma privada por 20 minutos.
Agenda do papa está cancelada até domingo (23). Em um primeiro momento, a Santa Sé havia cancelado a agenda de Francisco até esta quarta, mas nesta quarta-feira (19) anunciou o cancelamento de sua audiência jubilar de sábado (22) e informou que o papa não presidiria a missa de domingo.
Essa é a quarta internação do papa desde que assumiu o pontificado, em 2013. Francisco tem um histórico de problemas respiratórios.
Nos últimos meses, pontífice sofreu duas quedas em sua residência no Vaticano. Em dezembro, bateu o queixo na mesa de cabeceira, e em janeiro, machucou o braço direito, precisando imobilizá-lo por precaução. Além disso, tem dores crônicas no joelho, que o obrigam a usar cadeira de rodas ou bengala em algumas ocasiões.