Papa Francisco destaca urgência ecológica e a COP 30 no Brasil

Tema deste ano é "Fraternidade e Ecologia Integral" e papa havia deixado escrita a mensagem

Folhapress Folhapress -
Papa Francisco destaca urgência ecológica e a COP 30 no Brasil
Papa Francisco (Foto: Reprodução/ Youtube)

(FOLHAPRESS) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem do Papa Francisco na abertura da Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”.

Na carta, o pontífice dirigiu palavras aos brasileiros, reforçando a importância do tema da campanha deste ano. A mensagem foi escrita três dias antes de Francisco ser internado com problemas respiratórios, e foi lida na última quarta-feira, em Brasília, durante a abertura da campanha.

Francisco alertou para a necessidade de uma mudança profunda de postura em relação ao meio ambiente. Ele disse esperar que a COP30, que será realizada em Belém (PA) no mês de novembro, seja um marco para que os países e as organizações internacionais se comprometam efetivamente para enfrentar a crise climática.

“O tema da campanha deste ano expressa a disposição da Igreja no Brasil de contribuir para que, durante a COP30, as nações possam assumir compromissos que ajudem a preservar a maravilhosa obra da criação”, disse Papa Francisco.

O Papa convidou os brasileiros a trilharem, durante a Quaresma, um caminho de conversão baseado na carta encíclica Laudato Si’, de 2015, e na exortação apostólica Laudate Deum, de 2023. Ambas são de autoria do pontífice, com temáticas voltadas para questões ambientais e sociais.

Realizada pela CNBB, a Campanha da Fraternidade teve início em 1961, e acontece anualmente no período da Quaresma. O objetivo é chamar a atenção dos fiéis e da sociedade para uma determinada questão ou problema. A cada ano é definido um tema diferente.

Na cerimônia de lançamento, Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, reforçou a necessidade de uma mudança de atitude diante da crise ambiental.

O bispo alertou para o risco da exploração dos recursos naturais, e convidou a sociedade a assumir a missão de “cultivar e guardar a criação”, ressaltando o perigo de o planeta chegar a um ponto sem volta em relação à crise climática.

Leia a íntegra da carta

“Queridos irmãos e irmãs do Brasil,

Com este dia de jejum, penitência e oração, iniciamos a Quaresma deste Ano Jubilar da Encarnação. Nesta ocasião, desejo manifestar minha proximidade à Igreja peregrina nessa nação e felicitar meus irmãos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa da Campanha da Fraternidade, que se repete há mais de 60 anos e que, neste ano, tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema a passagem da Escritura na qual, contemplando a obra da criação, “Deus viu que tudo era muito bom” (cf. Gn 1,31).

Com a Campanha da Fraternidade, os bispos do Brasil convidam todo o povo brasileiro a trilhar, durante a Quaresma, um caminho de conversão baseado na Carta Encíclica Laudato Si’, que publiquei há quase 10 anos, em 24 de maio de 2015, e que senti necessidade de complementar com a Exortação Apostólica Laudate Deum, de 4 de outubro de 2023.

Nestes documentos, quis chamar a atenção de toda a humanidade para a urgência de uma necessária mudança de atitude em nossas relações com o meio ambiente, recordando que a atual “crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior” (Laudato Si’, 217). Nesse sentido, meu predecessor de venerável memória, São João Paulo II, já alertava que era “preciso estimular e apoiar a ‘conversão ecológica’, que tornou a humanidade mais sensível” (Audiência, 17 de janeiro de 2001) ao tema do cuidado com a Casa Comum.

Por isso, louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor, mais uma vez, como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar sua contribuição para que, durante a COP30, no próximo mês de novembro, que se realizará em Belém do Pará, no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.

Desejo que esse itinerário quaresmal dê muitos frutos e nos encha a todos de esperança, da qual somos peregrinos neste Jubileu. Faço votos de que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado país no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a Ecologia Integral.

Confiando esses votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 11 de fevereiro de 2025, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

Franciscus

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade