Erros ao usar a extensão que podem causar riscos graves
Algumas falhas domésticas comprometem a segurança de toda a família, sendo importante ter cuidado


Já dizia o ditado popular brasileiro: “uma casa que não tem extensão, não pode ser considerada uma casa”. E a frase sábia disse tudo, não é mesmo?
As extensões elétricas são acessórios domésticos indispensáveis em residências, áreas de trabalho e tudo mais que demandar energia. Esses itens são importantes, pois ajudam a conectar vários dispositivos em uma só tomada.
Porém, existe um alerta geral! O uso inadequado de extensões elétricas pode acarretar sérios riscos aos moradores, como sobrecarga, curto-circuito e até incêndios.
Erros ao usar a extensão que podem causar riscos graves
1. Não conferir a carga máxima da extensão
Usar uma extensão com capacidade inferior à necessária para o aparelho pode sobrecarregar o fio e causar aquecimento excessivo. Isso vai gerar curto e risco grande de incêndio.
2. Ignorar sinais de desgaste
Outra falha bastante comum que as pessoas cometem é ignorar sinais claros de desgaste em uma extensão, como fios expostos ou tomadas frouxas. Esse pequeno vacilo pode resultar em curtos-circuitos e até choques elétricos.
3. Deixar a extensão próxima a objetos inflamáveis
Outra falha que sempre passa batido é a instalação inadequada das extensões, em especial, em áreas próximas a objetos inflamáveis, como cortinas, tecidos e carpetes.
Quando ela superaquece, o calor gerado é suficiente para incendiar materiais combustíveis ao redor.
4. Conectar um número grande de dispositivos
É preciso respeitar o limite de potência que a extensão suporta.
Muita gente busca conectar um número excessivo de dispositivos que ela não consegue suportar. Dessa forma, é necessário sempre verificar a potência máxima que a extensão suporta e evitar ligar aparelhos de alto consumo, como aquecedores, micro-ondas, etc.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!