Você JAMAIS deve ter essa planta em casa (ela atrai pragas)
Beleza é importante, mas manter o seu lar seguro é ainda mais! Fique atento

Se você adora plantas para decorar a casa e trazer um toque de natureza para o ambiente, talvez precise repensar algumas escolhas!
Existe uma planta muito popular que pode ser um verdadeiro convite para insetos indesejados e infestações. Estamos falando da hera inglesa (Hedera helix), uma trepadeira bonita e resistente, mas que esconde um lado nada encantador.
Você JAMAIS deve ter essa planta em casa (ela atrai pragas)
- Maior fábrica de bebidas do Brasil funciona 24 horas, faz 7 bilhões de litros por ano e tem até posto de combustível dentro
- Conheça a fruta que dá energia, reduz o estresse e protege seus rins
- Segundo a psicologia, pessoas que interrompem os outros com frequência podem ter necessidade de chamar atenção
Embora sua aparência exuberante pareça inofensiva, um estudo publicado pela FEIS (Fire Effects Information System) revelou que a hera inglesa é um verdadeiro paraíso para aranhas, pulgões, ácaros e cochonilhas.
Mas por que isso acontece? A resposta está na sua estrutura densa e de crescimento rápido, que cria um ambiente ideal para que essas pragas se abriguem e se reproduzam.
Outro ponto preocupante é que essa planta libera compostos voláteis que atraem ainda mais insetos. Seu sistema de polinização também é um chamariz: no fim do ano, suas flores são predominantemente polinizadas por moscas, já que outros polinizadores, como abelhas e zangões, são menos frequentes nesse período.
A situação se agrava porque a hera inglesa adere fortemente a diversas superfícies e se espalha rapidamente, tornando a higienização e o controle de pragas um verdadeiro desafio. O resultado? Uma infestação silenciosa e persistente dentro de casa.
Alternativas seguras e livres de pragas
Se você quer manter o verde dentro de casa sem correr riscos, opte por plantas que, além de belas, ajudam na purificação do ar sem atrair visitantes indesejados.
Boas escolhas são a espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata) e o lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii), que além de ornamentais, são fáceis de cuidar e seguras contra pragas.
Agora que você já sabe o risco que a hera inglesa pode trazer, pense bem antes de escolher as plantas para sua casa. Beleza é importante, mas manter sua casa livre de infestações é ainda melhor!
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real!