Previsão do tempo: alerta de ciclone tropical para 4 estados do Brasil

Fenômeno meteorológico pode causar temporais, ventania e granizo

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Previsão do tempo: alerta de ciclone tropical para 4 estados do Brasil
(Foto: Ilustração/Captura de tela/YouTube)

Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai deve provocar instabilidades climáticas significativas em partes do Brasil entre os dias 23 e 25 de abril.

Segundo a Climatempo, esse sistema será T intensificado pelo deslocamento de um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera e pela formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste.

Chuva forte e risco de temporais

Já nesta quarta-feira (23), temporais devem atingir o oeste de Mato Grosso do Sul. A situação se agrava na quinta-feira (24), com a chuva se espalhando por todo o estado, especialmente nas regiões centro-sul e leste.

Os efeitos do sistema também devem alcançar o Paraná, parte de Santa Catarina — especialmente as áreas próximas ao Paraná — e o estado de São Paulo.

A previsão indica a possibilidade de formação de linhas de instabilidade, principalmente no Paraná e em São Paulo.

Esses sistemas podem provocar ventania com rajadas entre 60 e 80 km/h e queda de granizo, aumentando o risco de danos materiais.

Alerta para alagamentos e deslizamentos

Na sexta-feira (25), as chuvas tendem a perder intensidade em Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil, mas permanecem frequentes em São Paulo, com destaque para as regiões leste e norte do estado — inclusive a capital.

Mesmo com risco reduzido de granizo e ventos fortes, são esperados altos volumes de precipitação, o que aumenta o risco de alagamentos e enchentes.

A Climatempo reforça o alerta para áreas de encosta, onde o solo encharcado pode provocar deslizamentos de terra. Também há potencial para a queda de galhos e árvores devido à força dos ventos.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real na rede social!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade