IBGE lança novo mapa-múndi e mudanças chamam atenção
Intitulado "mapa invertido", o modelo trouxe uma mudança na lógica global, colocando o Brasil no centro do cenário geopolítico

A divulgação de um mapa-múndi em versão alternativa, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chamou a atenção dos internautas pelas alterações radicais realizadas.
Intitulado “mapa invertido”, o modelo trouxe uma mudança na lógica global, colocando o Brasil no centro do cenário geopolítico — e literalmente centralizado no mapa.
Com as mudanças no século XXI, a Europa aos poucos deixa de ocupar o “centro da civilização”, com blocos como Brics e o Mercosul crescendo e buscando protagonismo mundial.
Leia também
- LG investe R$ 1,5 bilhão em nova fábrica em uma pequena cidade do Brasil e promete transformar a economia local
- Com a chegada da nova Lei em defesa dos idosos, abandono de pais e avós passa a ser crime grave e poderá render prisão de 2 a 5 anos, além de multa
- De dívida cara a solução responsável: por que meu voto segue coerente
Neste ano, o Rio de Janeiro foi consagrado como capital dos Brics, Belém vai receber a COP 30 e o Ceará será o anfitrião do Triplo Fórum do Sul Global.
Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, o mapa estimula uma nova perspectiva sobre o papel do Brasil no mundo e reforça seu protagonismo nas transformações globais em curso.