O que você nunca percebeu no design de fones de ouvido – a lógica por trás dele
Eles escondem decisões inteligentes e estratégicas desde o material até o modo de funcionamento

Fone de ouvido com fio, sem fio, intra-auriculares (in-ear), supra-auriculares (on-ear), circum-auriculares (over-ear) e headsets. Eles são itens essenciais no cotidiano de uma pessoa.
Assim, dos modelos de fone de ouvido mais simples aos mais sofisticados com cancelamento de ruído, esses pequenos acessórios têm papel crucial na experiência sonora moderna.
Porém, apesar do uso constante, poucos param para notar os detalhes escondidos no design dele. Dessa forma, você sabia que há uma lógica técnica e ergonômica que molda cada curva, encaixe e até mesmo o lado em que se coloca o fone?
O que você nunca percebeu no design de fones de ouvido – a lógica por trás dele
Todo o detalhe de design e funcionamento de um fone de ouvido é muito bem pensado e elaborado com determinados propósitos. Ele não teve criação à toa.
Assim, cada aspecto teve criação para gerar conforto, qualidade sonora e eficiência no uso diário. Um exemplo inicial é a divisão entre lado direito (R) e esquerdo (L), pois essa marcação está ligada à forma como o cérebro humano processa o som.
Se você colocar o fone de ouvido do lado errado na orelha, pode inverter as direções sonoras e prejudicar a experiência de imersão sonora e diminuição de ruídos.
Outro ponto é o encaixe, o formato de um tipo de fone de ouvido tem direcionamento por uma questão além da estética. Assim, o formato anatômico vem para seguir o contorno do canal auditivo para evitar incômodos após longos períodos de uso.
Leia também
- Os signos que precisam se blindar pois serão atingidos por uma onda de inveja vinda de uma pessoa próxima
- Confira o resultado da Dupla Sena 2856 desta sexta-feira (05); prêmio é de R$ 7 milhões
- Confira o resultado da Quina 6819 desta sexta-feira (05); prêmio é de R$ 2,3 milhões
- 6 características marcantes que ajudam a identificar se uma pessoa é falsa ou não, segundo a psicologia
Já outros formatos de fone de ouvido possuem fabricação para distribuir o peso de forma equilibrada e isolar o som externo. Assim, isso vai garantir uma experiência mais rica e imersiva. Se o fone vier a incomodar a experiência de imersão e uso, a tecnologia acaba perdendo a sua função.
A parte da posição dos microfones também é design de experiência, pois alguns ficam voltados para a boca ou no fio próximo ao rosto para melhorar a captação de voz.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!