O eletrodoméstico que não parece, mas pode colocar sua casa em perigo

Todo mundo tem em casa e ninguém imagina o risco que ele oferece

Magno Oliver Magno Oliver -
O eletrodoméstico que não parece, mas pode colocar sua casa em perigo
(Imagem: Ilustração/Captura de tela/Youtube)

Um eletrodoméstico muito comum e popular em vários lares brasileiros está causando preocupação em autoridades. O perigo do uso dele aumentou bastante.

Com presença garantida em várias cozinhas brasileiras, o fogão a gás é um dos eletrodomésticos mais usados no cotidiano para almoço, café ou jantar. Está sempre em uso frequente e sem que as pessoas percebam o risco envolvido.

A verdade é que o uso do fogão exige atenção redobrada, uma vez que falhas comuns podem causar acidentes domésticos sérios, incluindo incêndios ou explosões graves.

O eletrodoméstico que não parece, mas pode colocar sua casa em perigo

O uso de fogões a gás em residências gerou debate na sociedade por conta dos riscos potenciais à saúde e a associação disso a substâncias nocivas ao organismo.

Outro ponto levantado é que o gás de cozinha, conhecido como GLP (gás liquefeito de petróleo), é um combustível perigoso e inflamável.

Autoridades alertam para o risco do acúmulo de gás em ambientes fechados e que ele precisa de manuseio com responsabilidade, além de revisão com frequência.

Discussões em fóruns da internet apontaram que a utilização de fogões a gás sem ventilação adequada podem aumentar o risco de câncer, principalmente em crianças.

Mesmo com aparência inofensiva, o fogão é um perigo em potencial, pois a presença de benzeno, um conhecido carcinógeno, é um dos principais fatores de preocupação de autoridades.

Outro perigo comum é em relação a tubulações antigas, conexões com vedações ruins e válvulas já com tempo de vencimento além da indicação. Em muitos lares, esses problemas passam despercebidos até que uma faísca ou uma simples chama provoque um terrível acidente ou explosão.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade