Os 6 alimentos mais perigosos do mundo (você deve tomar muito cuidado)

Eles podem até ser gostosos e nutritivos, mas oferecem riscos que podem até levar à morte

Magno Oliver Magno Oliver -
Os 6 alimentos mais perigosos do mundo (você deve tomar muito cuidado)
(Foto: Captura de tela / Youtube / Canal Nandu Andrade)

Existem alguns alimentos que são nutritivos e gostosos, mas que foram rankeados em uma lista como um dos mais perigosos do mundo. Autoridades alertam para ter cuidado e evitar o consumo desses tipos de alimentos a seguir:

Os 6 alimentos mais perigosos do mundo (você deve tomar muito cuidado)

1. Carne de peixe baiacu

O que ele tem de gostoso tem também de letal. Assim, servido cru ou na sopa, o baiacu tem uma especialidade típica que o tornou muito famoso na culinária japonesa: tem um veneno na carne que é muito letal para humanos e causa a morte. É o chamado tetrodotoxina.

Esse veneno causa tontura, dor de cabeça, náusea, arritmia cardíaca e muita exaustão. Assim, a respiração para e a vítima morre por asfixia. Qualquer corte feito de forma errada na carne do baiacu libera essa toxina em todo corpo do peixe.

2. Talos de ruibarbo

Esses talos são geralmente consumidos cozidos ou em tortas e geleias. Assim, os talos dessa planta são perigosos, pois possuem uma substância que pode causar intoxicação grave. A alta concentração causa náuseas, diarreias, dificuldade em respirar, dor nos olhos, urina avermelhada e problemas renais.

3. Queijo italiano Casu Marzu

Um queijo italiano com sabor que chama a atenção, mas um perigo de morte ainda maior. Isso porque esse queijo originário da Sardenha, na Itália, tem produção em massa com ajuda de larvas de mosca. Assim, a iguaria local oferece perigo por causar sérios problemas gastrointestinais, pois as larvas podem sobreviver ao ácido estomacal e atingir o intestino.

4. Carne moída mal cozida

Muito comum nos lares brasileiros, é preciso atenção redobrada no seu preparo. Isso porque consumir carne moída sem o cozimento adequado facilita a proliferação de bactérias como Salmonella e Escherichia coli. Em ação no organismo, elas causam infecções alimentares graves. É preciso muita água para cozinhar bem.

5. Ostras e outros tipos de moluscos crus

Ostras, moluscos, alguns mariscos aquáticos filtradores se alimentam de microalgas que levam algumas toxinas no organismo. Assim, essas toxinas liberadas pelas algas, como a maré vermelha, são nocivas e causam intoxicação alimentar e até complicações hepáticas e neurológicas.

6. Feijão-vermelho

Mesmo sendo um grão rico em minerais, proteínas e fibras, o feijão vermelho precisa de um preparo especial, pois não pode ser consumido cru ou quase cru. Assim, os nutricionistas explicam que ele tem um tipo de lectina de difícil digestão e pode causar dor no estômago, vômito e muita tontura.  Para prepará-lo, é aconselhável deixar de molho por pelo menos 12 horas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade