6 segredos sobre como escolher alimentos realmente frescos

Nada de pegar um item bonito na prateleira porque gostou, é preciso ter atenção a alguns detalhes que podem salvar sua alimentação

Magno Oliver Magno Oliver -
6 segredos sobre como escolher alimentos realmente frescos
(Foto: Ilustração/Youtube/Não Sou Dondoca)

Comprar alimentos frescos é atividade que exige comprometimento com a boa comida, itens saudáveis e em bom estado para o organismo. Sabia que alguns alimentos escondem segredos que devemos observar antes de levar para casa?

Separamos uma lista completa com pontos que você precisa observar para garantir o melhor para o seu lar.

6 segredos sobre como escolher alimentos realmente frescos

1. Observar bem a coloração natural do que você quer levar para casa

Alimentos muito escuros ou com manchas suspeitas, amareladas ou acinzentadas tendem a estar passados do ponto de consumo. Assim, a cor viva indica frescor e maior concentração de vitaminas essenciais.

2. Evite aqueles com cheiro forte demais

Existe uma linha tênue entre cheiro natural e cheiro forte demais, pois indica que pode estar azedo ou apodrecido.

Caso você perceba que o alimento está com cheiro intenso demais, pode ser que começou a fermentar. Pra diferenciar, alimentos frescos têm aroma leve e quase imperceptível.

3. Leve sempre itens com as folhas eretas e “crocantes”

A folhagem de um alimento também diz muito sobre a saúde e integridade dele para consumo.

Folhas murchas ou com pontas escuram sinalizam perda de umidade e nutrientes. Já as folhas firmes demonstram que o vegetal foi colhido recentemente da plantação.

4. Muita atenção na aparência da casca

A casca também é a chave principal para saber o estado de saúde do alimento. Assim, cascas brilhantes, sem rachaduras ou marcas indicam boa conservação e grande riqueza de nutrientes. Já cascas com rugas, trincas e escurecimento são sinais de desidratação e envelhecimento precoce.

5. Caule e talos também importam

Sim, muita gente passa longe de observar esses pontos e acaba levando comida ruim para casa.

Talos esbranquiçados e úmidos mostram que o corte foi feito há pouco tempo, o que é bom para o consumo. Já os talos secos indicam que o alimento ficou muito tempo parado e perdeu alguns nutrientes.

6. Evitar frutas com pontos moles ou escuros /acinzentados

Por fim, olhar atento nas frutas, pois algumas trazem pontos moles ou com coloração estranha que indicam o real estado de saúde do alimento. Esses pontos são sinais iniciais de apodrecimento. Uma fruta fresca deve estar uniforme em consistência e aparência.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade