A pergunta que os recrutadores estão fazendo para candidatos da geração Z e eliminando na hora a depender da resposta

Com a alta competitividade no mercado de trabalho, especialmente para cargos de entrada e estágios, esse tipo de deslize pode ser decisivo

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
A pergunta que os recrutadores estão fazendo para candidatos da geração Z e eliminando na hora a depender da resposta
(Foto: Reprodução)

Uma pergunta simples, mas cada vez mais decisiva, tem causado a eliminação imediata de candidatos da geração Z em processos seletivos: “Por que você quer trabalhar aqui?”

Apesar de parecer básica, a forma como essa pergunta é respondida diz muito sobre o nível de preparo, interesse e entendimento do jovem sobre a vaga e a empresa.

Muitos recrutadores relatam que têm recebido respostas vagas, genéricas ou até desconectadas da proposta da organização.

Frases como “porque preciso de dinheiro”, “porque vi no Instagram” ou “porque achei legal” são exemplos que têm levado à desclassificação automática.

Na prática, elas demonstram falta de pesquisa, envolvimento superficial e pouca conexão com os valores da empresa.

O que se espera, segundo especialistas em recrutamento, é que o candidato mostre que entende o que a empresa faz, sabe o que pode contribuir com o time e enxerga valor na oportunidade. Respostas que trazem clareza sobre os próprios objetivos e mostram alinhamento com a cultura da organização ganham destaque.

Com a alta competitividade no mercado de trabalho, especialmente para cargos de entrada e estágios, esse tipo de deslize pode ser decisivo.

E, para a geração Z, que em grande parte está começando agora a carreira, demonstrar comprometimento e preparo já na entrevista é fundamental.

A dica dos recrutadores é simples: pesquisar a empresa, entender seu propósito, e praticar respostas com autenticidade e estratégia.

Mostrar entusiasmo genuíno e conexão com o trabalho pode ser o diferencial que evita a eliminação precoce.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade