A pergunta que os recrutadores estão fazendo para candidatos da geração Z e eliminando na hora a depender da resposta
Com a alta competitividade no mercado de trabalho, especialmente para cargos de entrada e estágios, esse tipo de deslize pode ser decisivo
Uma pergunta simples, mas cada vez mais decisiva, tem causado a eliminação imediata de candidatos da geração Z em processos seletivos: “Por que você quer trabalhar aqui?”
Apesar de parecer básica, a forma como essa pergunta é respondida diz muito sobre o nível de preparo, interesse e entendimento do jovem sobre a vaga e a empresa.
Muitos recrutadores relatam que têm recebido respostas vagas, genéricas ou até desconectadas da proposta da organização.
- Algo muito esperado vai acontecer e mudar a vida desses 3 signos
- A palavra mais longa do português tem 46 letras, quase ninguém a conhece e é muito difícil de pronunciar
- Grupo de amigos há mais de 30 anos constrói pequena “cidade” para envelhecer juntos, e projeto chama atenção pelo charme e sustentabilidade
Frases como “porque preciso de dinheiro”, “porque vi no Instagram” ou “porque achei legal” são exemplos que têm levado à desclassificação automática.
Na prática, elas demonstram falta de pesquisa, envolvimento superficial e pouca conexão com os valores da empresa.
O que se espera, segundo especialistas em recrutamento, é que o candidato mostre que entende o que a empresa faz, sabe o que pode contribuir com o time e enxerga valor na oportunidade. Respostas que trazem clareza sobre os próprios objetivos e mostram alinhamento com a cultura da organização ganham destaque.
Com a alta competitividade no mercado de trabalho, especialmente para cargos de entrada e estágios, esse tipo de deslize pode ser decisivo.
E, para a geração Z, que em grande parte está começando agora a carreira, demonstrar comprometimento e preparo já na entrevista é fundamental.
A dica dos recrutadores é simples: pesquisar a empresa, entender seu propósito, e praticar respostas com autenticidade e estratégia.
Mostrar entusiasmo genuíno e conexão com o trabalho pode ser o diferencial que evita a eliminação precoce.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!






