Queda de avião da Força Aérea em escola mata ao menos 20 em Bangladesh

Segundo autoridades, pelo menos 20 vítimas foram hospitalizadas em estado grave

Folhapress Folhapress -
Queda de avião matou 20 pessoas em Bangladesh.
Queda de avião matou 20 pessoas em Bangladesh. (Foto: Captura de Tela/Youtube/Poder 360 e AFP Português)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um avião da Força Aérea de Bangladesh usado para treinamentos que caiu nesta segunda-feira (21) em uma escola em Daca, a capital do país, matou ao menos 20 pessoas. Segundo as autoridades locais, o acidente deixou mais de 170 feridos, incluindo adultos e crianças, que foram hospitalizados com queimaduras.

O caça F-7 BGI decolou às 13h06 (4h06 no horário de Brasília) da base aérea de Kurmitola, em Daca, durante uma missão de treinamento, mas teve uma falha mecânica, segundo o tenente-coronel Sami Ud Dowla Chowdhury.

A aeronave caiu pouco depois, atingindo a escola Milestone, localizada ao norte da cidade. O acidente provocou um incêndio de grandes proporções. O piloto, Tukir Islam Sagar, está entre as vítimas.

Segundo autoridades, pelo menos 20 vítimas foram hospitalizadas em estado grave. Segundo o Exército, o piloto tentou desviar de áreas povoadas da capital. As Forças Armadas informaram que um comitê foi criado para investigar as causas do acidente.

Bombeiros foram acionados e lançaram água sobre os destroços do avião, que se chocou contra a lateral do edifício. Imagens exibidas por emissoras locais mostravam uma densa coluna de fumaça escura erguendo-se do gramado da escola, enquanto chamas consumiam parte do prédio.

“Uma aluna da terceira série chegou sem vida ao hospital, e outras três pessoas, de 12, 14 e 40 anos, foram internadas”, disse Bidhan Sarker, chefe da unidade de queimados do Hospital Universitário de Daca, que recebeu parte dos feridos.

Pessoas gritavam e choravam, enquanto algumas tentavam consolar os sobreviventes. “Quando eu estava buscando meus filhos e cheguei ao portão, percebi que algo vinha por trás. Ouvi uma explosão. Quando me virei, só vi fogo e fumaça”, disse o professor da escola Masud Tarik.

O chefe do governo interino de Bangladesh, Muhammad Yunus, afirmou que vai abrir uma investigação. “A perda sofrida pela Força Aérea e pelos estudantes, pais, professores, funcionários e outros envolvidos neste acidente é irreparável”, disse.

O governo declarou luto nacional nesta terça-feira (22). Já o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse estar profundamente entristecido e ofereceu a Bangladesh “todo o apoio e ajuda possível”.

O F-7 BGI é a aeronave mais avançada da família Chengdu J-7/F-7, fabricada na China, de acordo com a empresa britânica de segurança Jane’s Information Group.

Bangladesh assinou um contrato para a aquisição de 16 dessas aeronaves em 2011, e as entregas foram concluídas em 2013. O Chengdu F-7 é a versão licenciada do soviético MiG-21.

O acidente ocorreu pouco mais de um mês após a colisão contra um prédio residencial do Boeing 787 da Air India, que matou 260 pessoas na cidade indiana de Ahmedabad. Houve um único sobrevivente.

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade