Não é a pia, nem o chão: os lugares mais sujos da sua cozinha e que não devem ser ignorados

Segundo especialistas, é essencial estar atento a pontos específicos da sua cozinha, evitando riscos a saúde

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Não é a pia, nem o chão: os lugares mais sujos da sua cozinha e que não devem ser ignorados
(Foto: Ilustração/Youtube/Stolf Utilidades)

Quando se pensa na limpeza da sua cozinha, é fácil focar apenas na pia, no chão ou nos balcões por acreditar que são os lugares mais sujos.

No entanto, existem locais menos óbvios que abrigam milhões de bactérias e fungos e estes sim representam risco real à saúde de quem vive na casa.

Segundo especialistas, manter atenção a esses pontos evita contaminações alimentares, odores desagradáveis e até doenças de pele e digestivas.

Não é a pia, nem o chão: os lugares mais sujos da sua cozinha e que não devem ser ignorados

Para começar, a esponja de lavar louça é a campeã no ranking dos itens mais contaminados. Sempre úmida e em contato com restos de comida, ela torna-se um verdadeiro hotel para bactérias.

O ideal é trocar a cada 15 dias e desinfetar com água quente e vinagre branco, garantindo a segurança da sua cozinha.

Os puxadores de armários e da geladeira recebem contato constante durante o preparo de alimentos, tornando-se focos de germes quase invisíveis. A higienização diária com pano úmido é recomendada.

Outro ponto de atenção é a tábua de corte, que também coloca em risco a segurança alimentar, afinal, ela acumula resíduos e bactérias, mesmo após a lavagem.

O recomendado é usar tábuas separadas para carne e alimentos vegetais, lavar com água quente e sabão após cada uso e desinfetar semanalmente.

O ralo da cozinha concentra água, gordura e restos alimentares que favorecem o crescimento de fungos, assim, é essencial desinfetá-lo semanalmente para evitar mau cheiro.

Os panos de prato e toalhas de mão são frequentemente usados por dias sem lavar, então mude esse hábito, afinal, elas abrigam germes e fungos.

Quando se fala em eletrodomésticos, o micro-ondas e o forno merecem atenção, pois respingos de alimentos aderem às superfícies internas, tornando-se foco de bactérias.

Por fim, a lixeira da sua cozinha concentra restos de alimentos, líquidos e embalagens sujas, atraindo insetos e mau cheiro.

É essencial esvaziar diariamente, lavar com água e sabão e desinfetar semanalmente.

Manter atenção a esses pontos críticos é fundamental para melhorar a limpeza da sua cozinha e evitar riscos a saúde.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade