Técnica secreta dos chefs para deixar a carne assada mais macia e suculenta

Técnica antes de ir ao fogo evita ressecamento e realça o sabor dos cortes mais simples

Magno Oliver Magno Oliver -
Técnica secreta dos chefs para deixar a carne assada mais macia e suculenta
(Foto: Captura de Tela/YouTube/Churrasco em Casa – Com Renato Monteiro)

Ao sair para um restaurante, já reparou que antes de colocar qualquer pedaço de carne para assar na grelha, os grandes chefs seguem um ritual sagrado: o momento do preparo da carne.

Assim, isso faz toda diferença, pois mais do que apenas temperar, o segredo está em uma técnica secreta que deixa os pedaços macios e mais suculentos: a marinada.

Essa técnica é uma mistura de ingredientes que transforma cortes simples em verdadeiras peças de pratos de restaurantes cinco estrelas. Um chefe jamais ignorar essa etapa em um restaurante pois resulta sempre em carnes secas, duras e borrachudas.

Técnica secreta dos chefs para deixar a carne assada mais macia e suculenta

A marinada é uma base líquida, composta por ingredientes ácidos, gordurosos e aromáticos. Entre os ingredientes mais usados estão o vinagre, limão, azeite, alho, ervas e especiarias.

A acidez da mistura da marinada quebra as fibras da carne, o óleo hidrata e os temperos penetram lentamente, proporcionando um sabor profundo e uniforme. Quanto mais tempo imersa nela, mais sabor a peça adquire.

Para uma marinada de qualidade, a carne precisa ficar de molho por algumas horas, de preferência na geladeira.

Cortes mais duros, como acém, músculo e peito, ficam melhores ainda mais depois de uma marinada, podendo ficar submersos em até 12 horas. Já cortes mais nobres, como picanha e contrafilé, requerem períodos mais curtos, entre 2 a 4 horas.

Outro ponto importante que os chefs redobram atenção, em um preparo de carne assada, é em nunca colocar a peça da geladeira diretamente pra grelha. O resultado não é nada agradável.

Assim, isso pode fazer com que a parte externa queime enquanto que a parte interior ainda está crua. Uma peça congelada não vai assar por inteira, além de queimar os lados externos na brasa.

Após a marinada, o ideal é deixar a carne descansar em temperatura ambiente por cerca de 20 a 30 minutos antes de assar. Isso ajuda a manter a uniformidade no cozimento.

Siga o Portal 6 no Instagram:@portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade