Choque de trens rumo a Machu Picchu deixa 1 morto e fere 40, entre eles 3 brasileiros, diz imprensa

Equipe especializadas de investigação e perícia foram convocadas ao local para averiguar o incidente

Folhapress Folhapress -
Choque de trens rumo a Machu Picchu deixa 1 morto e fere 40, entre eles 3 brasileiros, diz imprensa
Maquinista de um dos trens morreu com a colisão. (Foto: Reprodução/X)

SÃO PAUO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos uma pessoa morreu e outras 40 ficaram feridas após uma colisão frontal, nesta terça-feira (30), entre dois trens de passageiros na rota para Machu Picchu, no sudeste do Peru, informou a mídia local.

O acidente ocorreu por volta das 13h20 locais (15h20 de Brasília) na rota ferroviária de via única que liga a localidade de Ollantaytambo a Machu Picchu, na região andina de Cusco. Um trem da empresa PeruRail bateu de frente com outro da empresa Inca Rail por razões ainda desconhecidas.

Segundo o jornal peruano La República, o maquinista de um dos comboios morreu. Ele foi identificado como Roberto Cardenas Loayza, 61, que havia acabado de comemorar seu aniversário em 22 de dezembro.

O general Julio Becerra, da Polícia Nacional do Peru, afirmou ao veículo local que os feridos foram levados a diferentes hospitais da cidade de Cusco. Equipe especializadas de investigação e perícia foram convocadas ao local para averiguar o incidente.

Ainda segundo o La República, a lista preliminar de passageiros do trem da PeruRail continha 54 pessoas. Um brasileiro ouvido pelo jornal afirmou que estava em uma das composições e relatou que a colisão afetou parte de um dos seus pés e da perna, mas sem qualquer gravidade. Outro casal de brasileiros também contou ter tido dificuldades para se retirar do veículo destruído após o incidente.

O governador de Cusco, Werner Salcedo, disse já ter enviado cartas ao Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), responsável pela concessão, e às duas empresas ferroviárias. “É a imagem do Peru para o mundo. Hoje, Machu Picchu está presa em uma comercialização que deixa muito a desejar, situação criada pelo Ministério da Cultura”, declarou.

Os visitantes de Machu Picchu, a cidade inca pré-hispânica declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1983, chegam de trem e depois pegam um ônibus até a famosa cidadela de pedras. O sítio arqueológico, principal atração turística do Peru, recebe uma média de 4.500 visitantes por dia.

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias