Dados do Governo revelam que mais de 200 mil venezuelanos recebem Bolsa Família

Levantamento oficial aponta que venezuelanos são a maioria entre os estrangeiros beneficiados pelo programa social no Brasil

Gabriel Yuri Souto Gabriel Yuri Souto -
Dados do governo revelam que mais de 200 mil venezuelanos recebem Bolsa Família
(Foto: Reprodução/ Ricardo Roger/ Min. Cidadadania)

Mais de 200 mil venezuelanos estão entre os beneficiários do programa Bolsa Família, segundo dados oficiais do Governo Federal. O número coloca a Venezuela como o país com maior quantidade de estrangeiros atendidos pela política de transferência de renda no Brasil.

De acordo com o levantamento, aproximadamente 205 mil venezuelanos recebem atualmente o benefício. Esse total representa mais de 60% de todos os estrangeiros incluídos no programa, que atende cidadãos de mais de 200 nacionalidades diferentes.

Os dados foram obtidos a partir de registros do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com base em informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O governo destaca que estrangeiros só podem receber o Bolsa Família quando possuem situação migratória regular no país e atendem aos mesmos critérios exigidos dos brasileiros, como renda familiar per capita dentro do limite estabelecido pelo programa.

O crescimento no número de venezuelanos beneficiados está diretamente ligado ao fluxo migratório provocado pela crise econômica e humanitária no país vizinho, especialmente nos últimos anos, com maior concentração nos estados da Região Norte.

Atualmente, o Bolsa Família atende milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil, sendo considerado o principal programa de transferência de renda do país.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gabriel Yuri Souto

Gabriel Yuri Souto

Redator e gestor de tráfego. Especialista em SEO.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias