Justiça dá ultimato à indústria farmacêutica por salários atrasados de mais de mil funcionários em Goiás e Minas Gerais

Empresa deverá comprovar a quitação da folha ou apresentar justificativa e cronograma para regularizar os débitos com os trabalhadores

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
Justiça dá ultimato à Cifarma por salários atrasados de mais de mil funcionários
(Foto: Reprodução)

A Justiça de Goiás determinou que a farmacêutica Cifarma comprove o pagamento dos salários atrasados aos trabalhadores ou apresente uma justificativa acompanhada de um cronograma para quitar os débitos.

A decisão foi proferida na última sexta-feira (26) e envolve funcionários das unidades da empresa em Goiás e Minas Gerais.

A medida ocorre após manifestação do Ministério Público de Goiás (MPGO), que informou ao Judiciário ter sido comunicado pela empresa sobre a regularização da folha de pagamento.

ARTIGO CONTINUA ABAIXO

No entanto, segundo os autos, os salários referentes ao mês de maio ainda não haviam sido quitados.

Além de exigir esclarecimentos da empresa, o magistrado determinou que a administradora judicial verifique se os comprovantes de pagamento apresentados pela Cifarma refletem efetivamente os valores pagos aos trabalhadores.

Na decisão, o juiz ressaltou que os salários possuem natureza alimentar e, por isso, têm prioridade absoluta.

Ele também advertiu que a repetição dos atrasos ou a apresentação de informações incompatíveis com a realidade poderá levar à adoção de medidas mais rigorosas, como o afastamento dos atuais gestores e até mesmo a conversão da recuperação judicial em falência.

O caso é acompanhado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico no Estado de Goiás (SindQFPGO), que, no último dia 11, realizou uma manifestação em frente à sede da empresa, em Goiânia.

Na ocasião, cerca de 200 funcionários protestaram contra atrasos salariais, falta de depósitos do FGTS, férias, vale-alimentação e outras obrigações trabalhistas.

Em nota enviada anteriormente ao Portal 6, o Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), que representa a Cifarma, informou que a empresa atravessa a fase final da recuperação judicial e busca estabilizar sua situação financeira.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua no Portal 6 desde 2022, passando pelas editorias de Comportamento, Utilidade Pública e temas que dialogam diretamente com a opinião pública e cotidiano da população.