A forma certa de fazer o arroz e nunca mais errar o ponto, segundo o MasterChef

Controle da água, fogo baixo e descanso com a panela tampada são os passos que evitam arroz cru, empapado ou queimado

Gustavo de Souza -
A forma certa de fazer o arroz e nunca mais errar o ponto, segundo o MasterChef
(Foto: Reprodução)

Fazer arroz parece uma das tarefas mais simples da cozinha. Porém, basta exagerar na água, mexer demais ou abrir a panela antes da hora para o acompanhamento terminar empapado, duro ou grudado no fundo.

Em um trecho do MasterChef compartilhado nas redes sociais, o preparo correto é explicado de maneira prática. O segredo está menos nos ingredientes e mais no controle da água, do fogo e do vapor.

Água na medida

Depois de colocar o arroz na panela, a água deve cobrir os grãos sem deixar uma camada excessiva de líquido. Uma forma prática de conferir é observar se ela fica aproximadamente uma falange acima do nível do arroz.

A quantidade pode variar conforme o tipo de grão. Por isso, também vale conferir as orientações da embalagem antes de iniciar o preparo.

Assim que a água começar a ferver, o fogo deve ser reduzido. A panela, então, precisa permanecer tampada para que o vapor cozinhe o arroz de maneira uniforme.

Evite mexer durante o cozimento

Outro erro comum é abrir a panela várias vezes ou mexer o arroz enquanto ele cozinha. Esse hábito libera o vapor e ainda pode estimular a saída do amido, deixando os grãos mais grudados.

Quando a água tiver sido absorvida, basta desligar o fogo e manter a panela fechada por alguns minutos. Esse período de descanso termina o cozimento sem queimar o fundo.

Por fim, solte os grãos delicadamente com um garfo. O resultado tende a ser um arroz leve, cozido por igual e com o ponto mais fácil de repetir nas próximas refeições.

Confira abaixo o trecho do programa MasterChef que repercutiu nas redes sociais:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por MASTER CHEF DA CASA (@masterchefdacasa)

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gustavo de Souza

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e repórter do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias