Frase de Pitágoras, maior matemático da Grécia Antiga: “Eduquem as crianças para que não seja necessário puni-las quando forem adultas”

Máxima atribuída ao pensador grego atravessa séculos ao defender que a educação na infância pode transformar toda uma sociedade

Gustavo de Souza Gustavo de Souza -
Frase de Pitágoras, maior matemático da Grécia Antiga: “Eduquem as crianças para que não seja necessário puni-las quando forem adultas”
Ilustração de Pitágoras do livro The Story of the Greatest Nations, publicado em 1913 (Foto: Ilustração/Internet Archive Book Images)

Muito antes das discussões modernas sobre educação, comportamento e formação social, uma frase atribuída ao matemático e filósofo grego Pitágoras já colocava as crianças no centro dessa reflexão.

“Eduquem as crianças para que não seja necessário puni-las quando forem adultas”, diz a máxima que atravessou gerações e continua sendo compartilhada até hoje.

A força da mensagem está justamente na simplicidade. Em poucas palavras, ela sugere que ensinar valores, limites, conhecimento e responsabilidade desde cedo pode evitar problemas muito maiores no futuro.

Uma ideia que ultrapassa a matemática

Pitágoras ficou conhecido principalmente pelas contribuições associadas à matemática, especialmente pelo famoso teorema que leva seu nome. No entanto, sua figura também esteve ligada à filosofia e a discussões sobre comportamento, conhecimento e formação humana.

A frase atribuída a ele segue essa linha. Em vez de enxergar a punição como principal instrumento para corrigir um adulto, a mensagem propõe investir anteriormente na formação da criança.

É uma lógica de prevenção: formar antes para não precisar corrigir depois.

Autoria exige cautela

Apesar da enorme popularidade da citação, não há segurança histórica de que Pitágoras tenha pronunciado exatamente essas palavras.

Registros sobre o pensador são antigos, fragmentados e, em muitos casos, escritos séculos depois de sua morte. Por isso, pesquisadores tratam várias frases ligadas ao nome dele como atribuições, e não como citações comprovadas. Isso, porém, não diminui a atualidade da reflexão.

Séculos depois, a mensagem continua provocando uma pergunta simples: quanto uma sociedade poderia mudar se investisse mais na formação das crianças antes de precisar lidar com as consequências na vida adulta?

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gustavo de Souza

Gustavo de Souza

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e repórter do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias