Anápolis cresce e está muito próxima de alcançar 400 mil habitantes, aponta IBGE
Dados deixam o município ainda mais consolidado no posto de terceira cidade mais populosa de Goiás

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou, na última sexta-feira (27), o número total de habitantes em Anápolis.
Em agosto do ano passado, um levantamento similar também foi feito pela organização e constatou uma população estimada de 391.772 pessoas.
Desde então, o município apresentou um crescimento de 1,2%, tendo agora 396.526 moradores.
Para fins de comparação, desde o último Censo, realizado em 2010, a cidade apresentou um crescimento populacional de mais de 18%. Na ocasião, a população estimada era de 334.613.
Com os cortes orçamentários realizados pelo Governo Federal, o Censo demográfico, que costuma ser divulgado de dez em dez anos, teve a edição de 2020 adiada por um ano.
Porém, após o anúncio de mais um corte de verba, a pesquisa também foi descartada em 2021, restando ao IBGE fazer levantamentos mais simples para manter registros Brasil afora.
Leia também
- Há 38 anos, Goiânia viveu o maior acidente radiológico do planeta
- Pena de Bolsonaro deve permitir regime semiaberto a partir de 6 anos de prisão
- Programação da Marcha para Jesus em Anápolis contará com Aline Barros
- Juntos desde 2014, trisal de Goiânia revela rotina e segredos para manter relacionamento a 3
Esta última atualização deixou Anápolis cada vez mais próxima da marca de 400 mil habitantes e ainda mais consolidada no posto de terceira cidade mais populosa de Goiás.
Goiânia e Aparecida de Goiânia completam a parte de cima do pódio, com uma população de 1.555.626 e 601.844 habitantes, respectivamente.
O cálculo do IBGE é feito com base nos registros de natalidade dos cartórios, nos registros de mortes do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e também leva em conta os índices de migração.
Este último é referente às pessoas que mudam de estado ou cidade, no caso com destino a Anápolis.
Nestas situações, os endereços cadastrados em órgãos oficiais do governo são analisados para compor a métrica.