Goiás tem 15 cidades em alto risco pelas fortes chuvas de dezembro

Algumas delas podem registrar temporais nesta segunda-feira (19) e já ultrapassaram média histórica do mês em poucos dias

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Goiás tem 15 cidades em alto risco pelas fortes chuvas de dezembro
Alagamento em Pirenópolis. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pirenópolis)

Goiás tem 15 cidades em alto risco por conta das fortes chuvas. O levantamento é do Centro de Informações Hidrológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo).

A preocupação maior está na região Norte e Nordeste. Entre os municípios estão Formosa e Alto Paraíso de Goiás, que devem ter uma precipitação de 35 mm e 25 mm, com variação de nebulosidade nesta segunda-feira (19).

Em Alto Paraíso, a chuva nesta mesma data virá acompanhada de uma queda na temperatura. A previsão é de mínima de 17ºC podendo chegar até 25ºC.

As demais cidades em estado de risco são: Água Fria de Goiás, Cavalcante, Hidrolina, Itapaci, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João da Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Goiás.

Nesta mesma época do ano passado, o Nordeste do estado sofreu com enchentes e estragos causados pelo alto volume de chuva recebido, data em que parte da Bahia, que faz divisa, entrou em calamidade pública. Na ocasião, pontes caíram e estradas ficaram intransitáveis, isolando várias comunidades na região.

Outra localidade sob risco é Pirenópolis, no Leste goiano. O município já ultrapassou o nível médio de chuva estimado para o mês de dezembro.

O alerta do Cimehgo é para que os moradores das regiões ameaçadas fiquem atentos a possíveis situações de risco. Entre as precauções, é importante principalmente para aqueles que vivem em propriedades rurais, estarem em contato com vizinhos através de grupos de WhatsApp.

Os residentes das áreas afetadas devem acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, pelo 193 e 190, sempre que for necessário, além de evitar passar com carros por ruas inundadas ou episódios semelhantes.

Aglys Nadielle

Aglys Nadielle

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Escreveu reportagens para o Portal 6 entre junho de 2022 e fevereiro 2023.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade