Consumidores terão outra forma de pagar conta de luz em Goiás
Código de barras, que permite ao consumidor efetuar o pagamento na rede bancária e em lotéricas, permanece da mesma forma na fatura
Consumidores terão outra forma de pagar conta de luz em Goiás. Resolução aprovada nesta terça-feira (24) obriga todas as distribuidoras de energia a oferecerem o PIX como opção de forma de pagamento para a conta de luz. Isso deve ocorrer sempre que os consumidores solicitarem essa opção.
As distribuidoras, assim como a Equatorial, também podem disponibilizar o QR Code para o pagamento de PIX da conta de luz, independente da solicitação do consumidor.
Como essa modalidade não é oferecida por muitas empresas, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu regulamentar o assunto para garantir tratamento isonômico a todos os consumidores do país.
De acordo com Ricardo Tili, diretor relator do processo, “o Pix veio para modernizar o sistema de pagamentos no Brasil e o setor elétrico não podia ficar de fora”.
“Cabe à Aneel exigir que todas as distribuidoras ofereçam essa opção, que tem as vantagens de ser instantânea e de facilitar a operacionalização por parte das empresas”, disse.
As distribuidoras terão 120 dias para se adaptarem à nova regra. A Aneel espera que a medida sirva para aprimorar a experiência do consumidor, evitando problemas decorrentes da demora para o reconhecimento dos pagamentos realizados pelos meios convencionais.
Além disso, as tarifas cobradas pelas instituições bancárias pelo QR Code do PIX são mais baratas do que as demais, o que não necessariamente implica em revisão do preço da tarifa.