6 apelidos que se tornaram nomes oficiais e o significado de cada um deles

Por ser algo tão comum no dia a dia, muitas vezes nem nos damos conta de que certos títulos de pessoas são o diminutivo de outros maiores

Gabriella Licia Gabriella Licia -
apelidos Certidão de nascimento com nomes de mulheres que eram comuns nos anos 90
(Foto: Ilustração/Pinterest)

Existem vários exemplos de apelidos que se tornaram nomes próprios ao longo do tempo. Essa prática é comum em diversas culturas, e muitas vezes acontece devido à familiaridade e popularidade do apelido.

Por ser algo tão comum no dia a dia, muitas vezes nem nos damos conta de que certos títulos de pessoas são, na verdade, o diminutivo ou apelido de outros maiores.

Seja por facilidade na hora de chamar ou escrever, seja por ser mais carismático e fofo, as pessoas realmente adotaram esses pequenos termos como nomes próprios.

Quer saber alguns deles e os seus significados? Então confira a lista abaixo e veja quais são.

6 apelidos que se tornaram nomes oficiais e o significado de cada um deles:

1. Beto

Atualmente é um nome que pode ser usado de forma independente. Beto é derivado de Roberto e tem origem germânica.

Significa “brilhante famoso” ou “famoso com glória”.

2. Léo

Muitas pessoas usam Léo como um nome próprio, originado de apelidos como Leonardo. Inclusive, a cantora sertaneja, Marília Mendonça, escolheu o termo para nomear o filho único.

Depois do ocorrido, diversas mães no país gostaram da ideia e adotaram o termo para os próprios filhos também. Significa “leão, forte e corajoso”.

3. Cauã

Tornou-se um nome próprio derivado de Caio e muita gente sequer sabia desta. O termo original é “Caius”, de origem latina, e significa “alegre” ou “contente”.

4. Nina

Nina carrega significados como “menina”, “protetora da fertilidade e mares”, “fogo” ou “graciosa”.

A origem do termo é variada, sendo frequentemente utilizado como diminutivo de nomes que compartilham a mesma terminação, como Antonina e Giannina, especialmente de origem italiana.

5. Rafa

O nome Rafa tem origem hebraica e é derivado de “Rafaela/Rafael”, que significa “curado por Deus” ou “Deus curou”.

6. Lara

Pode ser um nome próprio, originado de apelidos de Clarissa. Ambos os termos trazem o significado “brilhante”, “clara”, “luminosa” e “ilustre”.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade