Estudante tem matrícula aprovada na UFG mesmo sem conclusão de disciplina técnica obrigatória

Ele foi aprovado no curso de Sistemas de Informação e sentença foi proferida pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Samuel Leão Samuel Leão -
UFG - processos seletivos
Reitoria da UFG. (Foto: UFG)

Um estudante da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve o direito à matrícula garantido na Justiça mesmo sem ter concluído o estágio obrigatório do curso técnico em Informática, que integrava o ensino médio cursado por ele. A decisão unânime foi proferida pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1),

Ele foi aprovado no curso de Sistemas de Informação e não tinha o pré-requisito, o que gerou uma negativa inicial da instituição à matrícula dele. A universidade justificou que o aluno não possuía o certificado de conclusão do ensino médio e nem o histórico escolar completo.

Apesar da exigência do edital, ele não apresentou a documentação comprobatória exigida. O estudante, ainda, cursava o ensino médio integrado ao curso técnico, e precisava terminar o estágio obrigatório para conseguir a entrega do certificado.

Ao prestar o Sistema de Seleção Unificado (SISU) para ingressar na universidade, ele teve a matrícula indeferida. Segundo a decisão do relator do caso, o desembargador federal Flávio Jardim, o estágio está em um âmbito de habilitação profissional técnica que não integra os requisitos para a conclusão do ensino médio.

Ele ainda citou a Súmula n. 35 do TRF1, enfatizando que o aluno comprovou a aprovação em todas as disciplinas e também a frequência regular no curso técnico. No total, restavam apenas 200 horas de estágio a serem cumpridas.

Foi enfatizado que tal indeferimento da matrícula representaria uma violação ao princípio de isonomia, visto que a formação não integra o quadro tradicional do ensino médio, inclusive não sendo praticado pela maioria dos alunos.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade