Esqueça tudo o que você sabia: esse é o jeito certo de preparar brócolis, segundo a ciência

Cientistas descobriram técnica que consegue aproveitar todos os benefícios do alimento sem cair a qualidade

Magno Oliver Magno Oliver -
Esqueça tudo o que você sabia: esse é o jeito certo de preparar brócolis, segundo a ciência
Esse brócolis é parente da couve-flor. (Foto: Captura de tela / Youtube)

Na salada, cozido, no vapor, em receitas, o brócolis é um vegetal muito consumido nos lares brasileiros. Ele é um item na alimentação saudável que ajuda no fortalecimento do organismo e reposição de nutrientes.

Assim, o brócolis é a união de várias fontes saudáveis de nutrientes, como vitaminas, fibras, minerais e outras substâncias. Faz bem para o coração e também ajuda no processo de emagrecimento saudável.

Muitas são as formas de preparo do brócolis na cozinha, mas as pessoas também erram bastante no jeito de preparar esse alimento, o que acaba comprometendo a qualidade e textura.

Para te deixar em estado de paz, saiba que a ciência descobriu um jeito certo de comer ele aproveitando todos os benefícios.

Esqueça tudo o que você sabia: esse é o jeito certo de preparar brócolis, segundo a ciência

Diferente do que muita gente se habituou preparando o brócolis cozido para comer, para ter os benefícios completos dele, é preciso preparar o vegetal de outro jeito.

Os cientistas descobriram que a forma ideal para consumir ele sem perder nutriente algum é longe das altas temperaturas, ou seja, comer ele picadinho ou inteiro e totalmente cru. Lembrando que bem higienizado, hein!

A análise concluiu que o brócolis colocado em altas temperaturas perde um composto que tem ação anticancerígena, antioxidante e anti-inflamatória muito importante: o sulforafano. Ele também ajuda no controle de açúcar no sangue.

Para quem ainda quiser consumir ele cozido e aproveitar todos os benefícios também é possível, só que vai demandar um pouco mais de tempo.

O estudo indica picar o vegetal, deixar descansando por 30 minutos, refogá-lo por 3 minutos e retirar imediatamente da panela. O tempo de descanso entre cortar e refogar ele aumenta em 2,8 vezes os níveis de sulforafano na estrutura, comparado ao refogado logo depois do corte.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.