Idosos podem ter direito a 25% a mais na aposentadoria todos os meses
Benefício é previsto em lei desde 1991, mas ainda pouco conhecido

Idosos aposentados pelo INSS podem ter direito a um aumento mensal significativo no valor do benefício.
Trata-se do adicional de 25% concedido a quem precisa de cuidados permanentes de outra pessoa, como tomar banho, se alimentar ou se locomover.
O valor extra é garantido por lei e, muitas vezes, não é informado aos beneficiários pela própria Previdência Social. O benefício é previsto no artigo 45 da Lei nº 8.213/91 e atualmente se aplica à aposentadoria por invalidez (incapacidade permanente).
Quem pode receber?
Tem direito ao adicional o aposentado que comprovar, com relatórios médicos e perícia do INSS, que depende de um acompanhante para funções básicas.
A lista de condições mais comuns inclui:
- Alzheimer;
- AVC com sequelas;
- Paralisias;
- Cegueira total;
- Doenças que impeçam a mobilidade ou a autonomia do idoso.
Valor pode ultrapassar o teto
Mesmo quem recebe o teto da aposentadoria pode ganhar o adicional de 25%. Ou seja, o valor total pode ultrapassar o limite de pagamento do INSS, algo raro nos benefícios previdenciários.
Como solicitar
O pedido é feito diretamente ao INSS, com apresentação de laudos médicos atualizados. Caso seja negado, há possibilidade de entrar na Justiça.
Leia também
- Confira o resultado da Mega Sena 2911 deste sábado (06); prêmio é de R$ 40 milhões
- Confira o resultado da Quina 6820 deste sábado (06); prêmio é de R$ 3,4 milhões
- Resultado da Lotofácil da Independência: confira os números sorteados
- Conheça as cidades cujos moradores mais têm sorte para ganhar na Lotofácil da Independência
Inclusive, há decisões que concedem esse adicional para aposentadorias por idade ou tempo de contribuição, embora a legislação restrinja à invalidez.
Atenção aos detalhes
Por ser um benefício pouco divulgado, muitos aposentados deixam de receber o que têm direito. O ideal é buscar orientação especializada, reunir os documentos médicos e ficar atento ao prazo para receber retroativamente os valores devidos.
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real na rede social!