Uber confirma teste em Goiás para evitar golpe de motoristas em passageiros
Funcionalidade impede que um motorista desonesto simplesmente alegue não ter recebido o valor, prática que lesava passageiros ao cobrar a mesma corrida duas vezes

Uma nova função da Uber, líder em mobilidade no país, foi percebida pela reportagem do Portal 6 ao chamar uma corrida em Goiás nesta sexta-feira (14).
A novidade, que está em fase de testes, busca oferecer mais transparência e segurança, especialmente em pagamentos com dinheiro, coibindo golpes aplicados por motoristas de má-fé.
A situação ocorreu quando um motorista, por não conseguir gerar o QR Code para pagamento, sugeriu “deixar a corrida para pagar na próxima”.
- Cerco se fecha contra OS que Roberto Naves colocou em Anápolis e TCMGO aponta responsáveis por rombo de R$ 43 milhões na saúde
- Bretas de Anápolis fecha as portas e nova franquia pode assumir o espaço em breve
- Feriado da Proclamação da República deve ser de calor intenso em Goiás; confira previsão do tempo
Ao aceitar, a nova ferramenta foi ativada: o motorista informou que, além de notificar a “corrida não paga” em seu aparelho, era necessário que o passageiro confirmasse a mesma ação no aplicativo que solicitou a viagem.
Essa funcionalidade mútua impede que um motorista desonesto simplesmente alegue não ter recebido o valor, prática que lesava passageiros ao cobrar aim mesma corrida duas vezes.
Outro motorista, Sandro Leite, que atua há sete meses na plataforma, confirmou que o novo método está disponível desde a semana passada e acredita que a mudança foi motivada por fraudes.
“Tem muito ‘uber’ que age de má fé”, disparou, explicando que alguns motoristas acusavam falsamente o não recebimento mesmo após o passageiro pagar.
Por outro lado, Sandro também comentou sobre a existência de “maus pagadores” entre os passageiros, afirmando que, com a mudança, “a Uber peneirou e não terão esse ‘benefício’ de jogar para a próxima”.
Ele concluiu dizendo que a ferramenta “demorou a ser implementada”, considerando-a “uma coisa tão simples para eles [Uber]”.
Em contato com o Portal 6, a Uber confirmou que a confirmação de pagamento em dinheiro é um novo recurso em fase de testes, visando mais transparência, mas não deu mais detalhes.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias em Goiás!
