Salário mínimo de 2027: qual valor está previsto para os trabalhadores receberem?

A estimativa oficial já foi atualizada pelo Governo Federal, mas um indicador econômico ainda pode alterar a quantia antes da definição final

Leticia Teixeira Leticia Teixeira -
“Tenho R$ 100 mil guardados e quero viver de renda”: veja quanto esse dinheiro pode render por mês no Brasil em 2026
(Foto: Reprodução/José Cruz/Agência Brasil/Arquivo)

O salário mínimo de 2027 já tem uma nova estimativa oficial. A previsão mais recente do Governo Federal aponta que o piso nacional poderá subir dos atuais R$ 1.621 para R$ 1.741 no próximo ano.

Caso esse valor seja confirmado, o trabalhador que recebe exatamente um salário mínimo terá um aumento nominal de R$ 120 por mês, equivalente a aproximadamente 7,4%.

A quantia consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2027, enviado ao Congresso no fim de agosto. O cálculo considera uma previsão de 4,93% para o INPC acumulado em 12 meses até novembro, além de ganho real de aproximadamente 2,3%.

A estimativa é superior à apresentada anteriormente. Em abril, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias trabalhava com um piso de R$ 1.717. A previsão mais recente elevou o salário mínimo de 2027 para R$ 1.741.

Por que o valor ainda pode mudar?

Os R$ 1.741 ainda são uma projeção, e não o salário mínimo definitivo de 2027.

Isso acontece porque uma das principais informações utilizadas no cálculo só será conhecida posteriormente: o INPC acumulado até novembro de 2026.

A política de valorização do piso prevê correção pela inflação medida pelo INPC e um aumento real ligado ao desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), respeitando os limites estabelecidos pelas regras fiscais.

Por isso, caso a inflação efetivamente registrada seja diferente daquela usada no Projeto de Orçamento, o valor final também poderá sofrer alteração.

Essa revisão já aconteceu ao longo deste ano. A primeira projeção oficial era de R$ 1.717, mas o valor foi revisto para cima depois da atualização dos parâmetros econômicos.

Novo piso afeta outros pagamentos

A definição do salário mínimo não interessa apenas aos empregados que recebem o piso nacional.

O valor também funciona como referência para diferentes benefícios previdenciários, trabalhistas e assistenciais.

Caso os R$ 1.741 sejam confirmados, por exemplo, o teto do PIS/Pasep pago em 2027 também poderá chegar a R$ 1.741.

A mudança também interfere no piso das aposentadorias e pensões do INSS, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e em outros pagamentos vinculados diretamente ao salário mínimo.

Para quem recebe mensalmente, o novo valor deverá passar a valer a partir de 1º de janeiro de 2027, caso seja mantido na definição final. Na prática, o primeiro salário mensal integral calculado com o novo piso tende a ser pago em fevereiro, referente ao trabalho de janeiro.

Quem quiser entender o impacto no orçamento também pode conferir quanto poderia sobrar do salário mínimo de R$ 1.741 depois da compra da cesta básica.

Por enquanto, portanto, R$ 1.741 é a referência oficial mais recente para 2027. O valor definitivo dependerá dos indicadores econômicos utilizados na atualização final do piso.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Leticia Teixeira

Leticia Teixeira

Estudante de Jornalismo e estagiária do Portal 6. É curiosa, apaixonada por comunicação e está sempre em busca de aprender, observar e contar boas histórias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.