Vereadores discutem obras do Residencial São Cristóvão
Na sessão ordinária desta quarta-feira (24), o vereador Alfredo Landim (PT) afirmou que a via pública que está sendo construída para dar acesso ao Residencial São Cristovão, localizado na região leste de Anápolis, teve autorização judicial para ter a obra executada.
O pronunciamento do petista foi feito um dia após o vereador Miguel Marrula (DEM) questionar que o Executivo tinha autorização para executar a obra que fica em uma propriedade rural particular. “Foi feito dentro da legalidade. A Prefeitura, inclusive, tentou acordo com o dono da terra, mas sem sucesso, recorreu ao Judiciário”, disse Landim.
Ainda de acordo com o vereador do PT, após a tentativa de negociação, a Procuradoria do Município abriu processo, e com decisão favorável e de osse mandado judicial, deu início a abertura da via. “É uma tira de terra da Fazendo Formiga. O depósito financeiro para a desapropriação foi feito em juízo, agora, se o dono foi notificado, ou não, da decisão, não é de responsabilidade do Executivo”, concluiu.
Questionamentos
Miguel Marrula disse que teve acesso aos mesmos documentos apresentados pelo vereador Alfredo Landim. “Aproveito para agradecer a Rafaela Bueno, responsável pelo Plano Diretor que atendeu a minha solicitação quando pedi o decreto que autorizou a construção do residencial”, pontuou.
Além de buscar informações sobre a questão da construção da via de acesso ao conjunto de casas populares, Marrula questionou ainda se as 640 famílias que foram contempladas com as moradias terão acesso à saúde, educação e lazer próximos de seus novos imóveis.
“Fui até lá e os apartamentos me parecem ser bem construídos. Uma grande conquista para quem conseguiu a casa própria. Mas é preciso que essas famílias tenham creches e escolas para seus filhos, postos de saúde, além de locais para o lazer”, afirmou o parlamentar que ainda opiniou sobre a construção de muitas moradias em apenas uma área pública.
“Sou a favor desse programa que diminui o déficit habitacional do município, mas talvez seria o caso distribuir a quantidade de casas em mais de um local, oferecendo maior qualidade de vida aos beneficiados”, atestou.
Residencial São Cristóvão
O Residencial São Cristóvão fica localizado na região leste da cidade e sua construção está quase finalizada. As 640 unidades têm 40 m² cada, com cozinha, dois quartos, sala, banheiro e área de serviço. Considerando uma média de quatro pessoas por grupo familiar, as moradias atenderão mais de 2.500 pessoas. “São apartamentos que tiveram suas obras fiscalizadas e que vão atender, de fato, aqueles que mais precisam”, pontuou Francisco Rosa.