Projeto Zatopek abre temporada de competições em Anápolis

Da Redação Da Redação -

Pelo nono ano consecutivo, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retoma neste sábado, 5, as competições do projeto Zatopek com a primeira etapa do V Campeonato Goiano Interescolar de Corrida de Rua. A competição será na Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, no Jardim Guanabara.

Participam da primeira etapa do Campeonato Goiano Interescolar de Corrida de Rua, 20 escolas e cerca de mil atletas de Anápolis e região Serão realizadas três modalidades: infanto – 4 km; infantil – 3km; e mirim – 1,609 metros. Em cada etapa os vencedores ganham medalhas e acumulam pontuações para a grande premiação com troféus, realizada no fim do ano.

Segundo o coordenador do projeto, Marcos Bonfim, mais que incentivar a prática esportiva, o programa também tem o papel de descobrir novos talentos. “Nos últimos sete anos, por exemplo, alguns nomes surgiram no cenário esportivo de Goiás, graças ao incentivo dado pela Prefeitura de Anápolis. Muitos, porém, talvez não consigam grandes vitórias, mas a qualidade de vida deles será outra, tanto na saúde, quanto no seu comportamento”, avaliou.

Ao todo, serão oito etapas em 2016, sendo quatro por semestre. A organização do evento informou que o campeonato oportuniza uma divulgação do atletismo e a importância desse esporte.

Zatopek

A ação atende mais de 1.500 crianças e adolescentes das escolas municipais de Anápolis e ainda treina 65 adolescentes do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE) nas categorias de salto a distância, salto triplo, corridas de velocidade, fundo e meio-fundo, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.

Os treinos acontecem três vezes por semana na pista da UniEvangélica, que é parceira do projeto, e estradas vicinais do município. Esta última é feita para melhorar a respiração cardiorespiratória e evitar que os atletas sofram lesões durante o treinamento. A Prefeitura de Anápolis disponibiliza profissionais para que o treinamento seja completo. Técnicos, auxiliares, nutricionista, fisioterapeuta e fisiologista realizam atendimentos durante o treino e acompanham o desenvolvimento dos competidores.

As atividades do Zatopek contam com duas frentes: a primeira relacionada às competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Uma vez por mês as escolas se encontram para disputar provas de fundo, que variam de 1.609 metros a 6 km. Através desta competição, os estudantes ranqueados podem participar do Núcleo de Excelência em Atletismo Escolar (NEAE). A segunda frente trata-se da equipe que cuida dos alunos/atletas que se destacam no circuito escolar e que, posteriormente, formam o Núcleo de Excelência.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade

+ Notícias