Como escolher uma boa peça de picanha para assar?

Da Redação Da Redação -

A picanha é sem dúvidas a carne mais cobiçada, esperada e valorizada nos churrascos brasileiros. Um bom churrasco necessita daquela picanha suculenta e que dá água da boca só de olhar.

No entanto, não é apenas a carne e o preparo em si que a faz ser tão saborosa. A escolha de uma boa peça é fundamental no sucesso do seu churrasco. Neste artigo mostraremos algumas dicas úteis para te auxiliar na hora de escolher uma picanha.

Primeiramente é importante saber a origem da picanha que você irá adquirir. Procure um açougue de confiança que tenha um bom fornecedor e comercialize carnes de primeira. É interessante que a peça seja gordinha, mas não tanto.

Procure sempre as peças que apresentarem faixas de gordura uniformes, de mais ou menos um centímetro de espessura e que cubra a carne sem falhas. Observe durante o corte se a gordura dela está macia ou apresentando resistência, porque se estiver muito dura ao passar da faca é um sinal de que a carne é velha e irá demorar a assar.

Por se tratar de uma pequena parte do animal, a picanha apresenta peças relativamente pequenas. Se houver uma muito grande, é bem provável que exista um outro tipo de carne atrelada à ela, afinal ela deve ter no máximo 1,2kg, além de um palmo de largura.

Ela deve ser macia e se você apertar com os dedos deve dar uma pequena afundada na região, caso isso não aconteça é sinal de que está velha ou não é de fato picanha.

O tom da carne também ajuda, porque ela apresenta um vermelho menos intenso e mais rosado, havendo alguns pedaços mais claros ainda, chegando a ser quase brancos.

Quando já está com a peça em mãos, pode-se observar quanto tempo leva para assar, afinal ela assa mais rapidamente por fora, ficando douradinha por dentro ou até mesmo um pouco crua.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade