Horário de verão termina neste sábado (17); relógios devem ser atrasados
Horário deve retornar este ano bem mais tarde que o habitual
Termina às 00h deste sábado (17) o horário de verão. Com a volta ao horário normal, os relógios devem ser atrasados em uma hora.
Em vigor desde o último mês de outubro, a justificativa para a adoção da medida é o aproveitamento do maior período de luz solar para economizar energia elétrica.
Este ano o horário de verão deve começar mais tarde do que o habitual. Isso porque o presidente Michel Temer assinou um decreto que diminui a duração do horário especial, transferindo o começo de outubro para novembro. A data de encerramento continuará no terceiro domingo de fevereiro de cada ano.
A redução atende a pedido do ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que solicitou a mudança por causa das eleições. Segundo o tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença tão extensa de fusos horários.
O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, dia 28 do mesmo mês.
Atualmente, horário de verão é adotado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.