Como a Sicredi gera ganhos e resultados para seus cooperados em Goiás
Baseados na participação financeira de cada associado, a cooperativa já está repassando parte do resultado do ano de 2017
Uma mecânica envolvendo cooperação e educação financeira gerou resultados bastante positivos para os associados da cooperativa Sicredi Celeiro Centro Oeste. Em Goiás, a área de atuação geográfica da Celeiro ocorre mais fortemente nos municípios de Anápolis, Mineiros e Chapadão do Céu. Nestas praças, valorizando critérios de distribuição baseados na participação financeira de cada associado, a cooperativa já está repassando parte do resultado do ano de 2017.
Isto porque, foi aprovado em março nas assembleias da cooperativa, que quanto maior a movimentação de cada associado, melhor o retorno financeiro. Mais de quatro mil associados participaram das assembleias e puderam definir sobre o valor total disponível de R$ 10,8 milhões referente às sobras recebidas pelos 20 mil associados.
E foram doze os critérios para distribuição definidos em assembleias. Eles consideram o depósito a prazo entre os investimentos que mais impactam no retorno e portanto, esse quesito concentra o percentual de 35%. Em seguida, está a poupança com 20%; conta corrente na ordem de 10%; crédito comercial, 8%; cartão de crédito, cheque especial e aplicações automáticas, 5% cada; seguros e consórcios, 3% cada; e cesta de relacionamento, crédito rural e tarifas de cobrança com 2% cada.
A proposta mais votada pelos presentes escolheu reverter 45% para distribuição aos associados em conta poupança, proporcionalmente ao volume de suas operações realizadas em 2017, 45% para a reserva legal, 5% para o Fates (Fundo de assistência Técnica Educacional e Social) e 5% para o capital social.
“Tivemos a maior participação da nossa Central, nosso associado entende que a assembleia dá a oportunidade de participação de fato na cooperativa. Todo ano mais pessoas comparecem, contribuem para o crescimento do cooperativismo de crédito e para o desenvolvimento econômico das comunidades”, afirma Jaime Antonio Rohr, presidente da cooperativa.
Em tempo
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Mais informações estão disponíveis no site da Sicredi. Ou na agência da cooperativa na Praça Dom Emanuel, em Anápolis.