Em três anos, apenas duas das sete metas para a Cultura de Anápolis foram atingidas integralmente

Plano de governo para a área foi registrado no TSE, em 2016

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Das sete propostas estabelecidas por Roberto Naves (Progressistas) para a Cultura, em 2016, quando pleiteava a Prefeitura de Anápolis, somente duas já foram cumpridas integralmente nesses três anos de gestão.

Comandada desde janeiro de 2020 por Wilson Velasco, a Secretaria Municipal de Cultura teve Eva Cordeiro e Erivelson Borges Filho como titulares nesse período.

“Nossa gente é digna de aplauso. Somos uma cidade vibrante, criativa e inovadora”, escreveu o prefeito em seu plano de governo para a área cultural registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A poucos meses antes do novo processo eleitoral, o Portal 6 esmiuçou o documento e até, o final do mês, mostrará o que saiu e o que não saiu do papel.

(Infográfico: Denilson Boaventura)

⚠ PROMESSA AINDA ANDAMENTO:

Revitalizar o Teatro Municipal de Anápolis e a Biblioteca Municipal.

Em outubro do ano passado foi assinada a ordem de serviço de reforma do Teatro Municipal. As obras estão em andamento e, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, devem ser entregues no mês de abril.

Já a Biblioteca Municipal é gerida pela Secretaria Municipal de Educação e está em processo de revitalização.

[Best_Wordpress_Gallery id=”174″ gal_title=”teatro”]

❌ PROMESSA NÃO CUMPRIDA:

Instituir o Festival de Música e Dança Gospel. Além de revelar novos talentos locais, esse evento também entrará para o calendário turístico do município.

A Secretaria Municipal de Cultura informou que nesses três anos deu prioridade aos eventos instituídos em lei pelo Plano Municipal de Cultura, que contempla as diferentes linguagens e atrações — incentivando o turismo com público e artistas participantes vindos de outras cidades goianas e estados brasileiros.

A pasta, no entanto, ponderou que criou o Arraiana — festival beneficente que dispõe de atrações gospeis, nacionais e regionais.

Leonardo foi um dos artistas presentes no Arraiana. (Foto: Reprodução)

❌ PROMESSA NÃO CUMPRIDA

Instituir um calendário oficial de Festivais no município com eventos de música, dança, peças teatrais, exposições, gastronomia, literatura e outras manifestações culturais. Entre os eventos, estão programados o Festival Caribenho para a valorização da cultura da colônia Haitiana em Anápolis, o Festival China Town ligado a colônia Chinesa, Festival Árabe, entre outros.

Assim como ocorreu com o Festival de Música e Dança Gospel, a Secretaria Municipal de Cultura justificou que optou por dar prioridade aos eventos já instituídos em lei pelo Plano Municipal de Cultural.

Em compensação, foi criada a Feira de Artesanato de Anápolis (FeirArte) para valorizar e difundir a produção dos artesãos em Anápolis.

FeirArte: valorização e difusão do artesanato local. (Foto: Reprodução)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Implantar a Rede de Telecentros, proporcionando inclusão digital em todas as comunidades.

Além da continuidade dos Telecentros do Jardim Alvorada, Interlândia, Souzânia e Joanápolis, foram criadas unidades em  Goialândia, no Centro de Convivência do Idosos (CCI), CRAS Sul, Industrial Munir Calixto e no Espaço da Oportunidade.

A Prefeitura de Anápolis ressaltou que antes os Telecentros Municipais eram somente para acesso à internet. Agora, além disso, também ofertam cursos profissionalizantes.

Telecentros agora também ofertam cursos. (Foto: Reprodução)

❎ PROMESSA CUMPRIDA PARCIALMENTE:

 Criar a Tenda da Leitura, com bibliotecas itinerantes para atendimento nos bairros, distritos e zona rural- além de ampliar os projetos de incentivo à leitura.

A gestão da Biblioteca Municipal, bem como outros projetos desta natureza é atribuição da Secretaria Municipal de Educação. Pela Cultura, foram criadas a Biblioteca Ricardo Telles no Centro Cultural Washington Ribeiro, no Boa Vista, e também a Biblioteca da Galeria Antônio Sibasolly que tinha um acervo de 778 obras passou a ter 1,3 mil exemplares.

Segundo a pasta, o aumento de mais 264 livros foi realizado através do projeto de ampliação e dinamização do acervo, contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura. Outra biblioteca importante sob gestão da Secretaria Municipal de Cultura é a da Estação Cidadania (antigo Centro de Artes e Esportes Unificados) do Jardim Alvorada, com mais de 300 títulos a disposição da comunidade.

Centro Cultural Washington Ribeiro ganhou biblioteca com mais de 2.000 títulos.  (Foto: Reprodução)

⚠ PROMESSA AINDA ANDAMENTO:

 Digitalizar e revitalizar o acervo do Museu de Anápolis.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, está em curso avançado o planejamento para a catalogação e digitalização do acervo do Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho.

A previsão, de acordo com a pasta, é que os trabalhos tenham início nos próximos meses.

Museu terá acervo catalogado e digitalizado. (Foto: Reprodução)

✅ PROMESSA CUMPRIDA: 

Fortalecer o Sistema Municipal de Cultura, ampliar e democratizar os programas de apoio a produção cultural.

Amparado pelo Plano Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Cultura é o que norteia as ações da pasta.

A Prefeitura de Anápolis mantém ainda o Fundo Municipal de Cultura que no último edital, em 2019, atingiu dois recordes da história do fomento: o aumento do montante total em relação à edição anterior com 46% de aumento, atingindo 750 mil reais; e  a quantidade de projetos inscritos que chegou a 105 propostas, mais que o dobro das duas edições passadas.

O investimento do Fundo Municipal de Cultura é destinado totalmente à sociedade civil para a realização de projetos e ações artísticas.

A Secretaria Municipal de Cultura ressaltou que o Conselho Municipal de Cultura está em atividade e tem sido apoiado pela pasta com a disponibilidade de uma sala para sua sede e outros suportes quando solicitado. Destacou também que as Conferências Municipais foram realizadas obedecendo os prazos na lei e os fóruns setoriais estão sendo realizados pelos conselheiros de cultura de cada segmento.

Fundo Municipal de Cultura contempla projetos em diversas áreas. (Foto: Reprodução)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias